Evora

Profissionais das artes realizam vigília pela Cultura no Jardim das Canas, em Évora, e em onze cidades do país

Profissionais das artes realizam vigília pela Cultura no Jardim das Canas, em Évora, e em onze cidades do país Foto: mapio.net
Regional 19 maio 2020

Um grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília no próximo dia 21 de maio, em vários pontos do país, incluindo na cidade de Évora. A vigília na cidade alentejana vai se realizar no Jardim das Canas, em frente ao Teatro García de Resende, das 9 às 23 horas. A vigília estava prevista acontecer em frente ao Templo Romano de Évora, mas o local foi alterado.

Em comunicado enviado á Rádio Campanário, este grupo explica que, com esta iniciativa, pretende “visibilizar a luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que ficaram sem qualquer fonte de rendimento; dar destaque às escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura; chamar a atenção para a falta de apoios suficientes para os profissionais deste setor; exigir uma estratégia a curto, médio e longo prazo para a cultura.; a aprovação de um fundo de emergência efetivo; o reconhecimento das profissões ligadas à cultura; a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor”.

O grupo deixa ainda a garantia que “cumpre as normas de segurança em vigor por conta do estado de calamidade devido à pandemia COVID-19. Será, por isso, dividida em turnos de 10 pessoas que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social”.

A Vigília Cultura e Artes vai acontecer também em Lisboa, Funchal, Faro, Caldas da Rainha, Setúbal, Porto, Aveiro, Vila do Conde, Santa Maria da Feira, Almada e Coimbra.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30