18 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Programa “Bairros Saudáveis” financia 12 projetos na área da Unidade de Saúde do Baixo Alentejo!

No âmbito do Programa “Bairros Saudáveis”, há 12 projetos na área de influência da ULSBA que receberam financiamento para a sua execução.

Dos 752 projetos admitidos e classificados que constam da lista final de classificação, foram aprovados para financiamento 246 projetos, dos quais 12 são Projetos na área de influência da ULSBA (Alvito, Barrancos, Beja, Cuba, Mértola e Moura).

Nesta fase do Programa, os Projetos aprovados estão na entrega do 1º relatório de prestação de contas, que representa mais um marco na realização do Programa Bairros Saudáveis, traduzindo a execução dos projetos até 31 de dezembro de 2021.

No Jornal dos Bairros Saudáveis, pode consultar na área “Projetos” todos os 27 projetos aprovados na Região do Alentejo .

PROGRAMA “BAIRROS SAUDÁVEIS”   

É um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis.

É um programa de pequenas intervenções, através do apoio a projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, em articulação com as autarquias, as autoridades de saúde ou demais entidades públicas.

Visa sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.

O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.

O Programa financia, com um montante máximo de 50.000 euros, projetos apresentados através de procedimento concursal por parcerias locais para melhorias nesses territórios. A dotação do programa é de 10 milhões de euros (2020-2021).

Tem como objetivos específicos:

  • Promover iniciativas de desenvolvimento local e de capacitação das comunidades locais, dando apoio material e institucional à auto-organização da população e à sua participação na melhoria das respetivas condições de vida e dos determinantes em saúde;
  • Viabilizar intervenções céleres e eficazes que criem comunidades mais resilientes, inclusivas e saudáveis, através da transformação do capital social e humano, da cidadania ativa e do trabalho em rede;
  • Promover o desenho e a gestão participados na construção e requalificação de espaços públicos e/ou comuns mais seguros, inclusivos e saudáveis, que valorizem o desenvolvimento humano e a sustentabilidade ambiental;
  • Eliminar barreiras ou fatores de discriminação, contribuindo para uma imagem positiva das diferentes comunidades que partilham o espaço local e combatendo informações falsas ou estigmatizantes.

Saiba tudo acerca do Programa “Bairros Saudáveis”.

 

Populares