7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Programa Empreender na Escola, faz vencedora a equipa da Escola secundária Públia Hortência de Castro (c/som)

A Escola Secundária Públia Hortência de Castro e a sua equipa parceira, TerraMar Sines da Escola Secundária Poeta Al Berto venceram a primeira edição do programa Empreender na Escola, que decorreu no ano letivo 2012/2013 em 12 escolas alentejanas.

À Rádio Campanário a Natália Carapinha, professora da ECPHC que acompanhou os alunos neste projeto desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, explico que o programa envolveu cinco turmas, quatro de 10º ano e um grupo de alunos do 9º ano, que se propunham a criar uma empresa com todos os passos necessários.  Os alunos constituíam os diferentes departamentos da empresa, criaram toda a documentação necessária para o normal funcionamento, transacionavam on-line, estando presencialmente, uma vez com a “empresa parceira”, a finalidade era a obtenção do lucro. A otimização do lucro fazia a equipa vencedora.

E foi isso precisamente, que fez a turma de 27 alunos do 10ºB, detentores do capital da empresa “Calipotradições”, que comercializava as famosas “Tibornas”, doce regional de Vila Viçosa”, vencedores, como frisou Natália Carapinha. Que nos disse ainda, que “os alunos ficaram com a ideia do que é empreender, tornar rentável e perceber o esforço que no terreno é necessário desenvolver para manter uma empresa inovadora e com sucesso”

{play}http://radiocampanario.com/sons/programa%20empreender_20dez.MP3{/play}

O prémio recebido pelos alunos vencedores, foi um tablet para cada um deles, pelo esforço desenvolvido e por manterem a empresa com a “maior movimentação de capital”.

O programa Empreender na Escola foi um investimento de 275 mil euros, cofinanciado em 84,13% por fundos FEDER, no âmbito do INALENTEJO do QREN 2007-2013, envolvendo 300 alunos de sete concelhos do Alentejo num processo de criação e gestão de 18 empresas em sala de aula.

Populares