Imprimir esta página

Monforte

Projeto de 5M € para nova escola de Monforte "em consulta prévia depois do concurso ter ficado deserto", diz autarca (c/som)

Publicado em Regional 28 agosto, 2019

No passado dia 11 de junho, foi lançado o Concurso Público para adjudicação da empreitada de Requalificação e Modernização da Escola de Monforte, no entanto o concurso acabou por ficar vazio.

Nesse sentido a Rádio Campanário procurou saber junto do autarca, Gonçalo Lagem, qual o ponto de situação do projeto da nova Escola de Monforte.

Gonçalo Lagem começa por referir aos nossos microfones que “o projeto da escola está neste momento em consulta prévia”, lembrando que tal acontece em virtude de o “concurso público ter ficado vazio”.

“A nova escola de Monforte é uma infraestrutura muito necessária para o concelho”
Gonçalo Lagem

O autarca explica então que “a construção teve uma alteração considerável nos últimos seis meses”, justificada com “o aumento dos preços dos materiais e a escassez de mão de obra”.

O projeto da Escola de Monforte “avaliado em 5 milhões de euros”, justifica a consulta prévia pois “poderá ter havido empresas que não tiveram tempo de apresentar as propostas”, considera o presidente.

Em termos de prazos, Gonçalo Lagem refere que “na próxima semana vamos ver aparece algum concorrente que abrace a obra”, acrescentando que “caso apareça”, segue-se “a publicação da portaria de extensão de encargos do Ministério da Educação e o visto do Tribunal de Contas” para que seja possível os trabalhos iniciarem.

Para o autarca “era desejável que durante o mês de outubro a obra se iniciasse”, não colocando “em causa o arranque do ano letivo”, bem como “a normalidade” do mesmo.

Gonçalo Lagem explica que “o espaço será o mesmo onde se encontra agora a escola”, referindo que a obra consiste em “requalificar e ampliar a escola, para que seja possível integrar o pré-escolar, o 1º, 2º e 3º ciclo”, no mesmo espaço.