A Fundação ”la Caixa”, através do Programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, vai apoiar quatro projetos na sequência do concurso que lançou em outubro de 2018. Entre os vencedores, encontra-se o projeto “(des)cobrir a ELA: estar perto de quem está longe”, da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) e que terá impacto nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, assim como Setúbal, Braga e Viana do Castelo.
Este projeto pretende desenvolver um conjunto de ações para chegar perto de quem está longe, através do mapeamento dos doentes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e das suas famílias que residem no interior do país, onde se considera que as respostas de apoio são escassas. O projeto irá identificar estruturas de saúde e apoio social regionais que possam acompanhar doentes com ELA, sobretudo em fase avançada da doença, e as suas famílias, reforçar o banco de ajudas técnicas a disponibilizar a doentes e realizar ações de sensibilização e informação.
O apoio aos projetos terá a duração de um ano, com possibilidade de renovação por um período máximo de três anos, dependente do cumprimento dos objetivos e dos resultados estabelecidos para o projeto, que serão avaliados anualmente. O apoio financeiro conferido pela Fundação ”la Caixa” a cada entidade selecionada corresponderá a um montante máximo de 50.000 € por ano, a determinar de acordo com a dimensão do projeto.
O Programa Humaniza pretende complementar as políticas públicas em cuidados paliativos, reforçando sobretudo o apoio psicossocial e espiritual a pessoas com doenças avançadas e seus familiares, através da atuação de profissionais com a formação e experiência necessárias para prestar os melhores cuidados. As associações de doentes, familiares e amigos, profissionais e voluntários são também participantes ativos nesta missão, assumindo os movimentos associativos, muitas vezes, a representação pública das pessoas doentes e dos que delas cuidam.
Os restantes projetos apoiados são “Comunidades Compassivas: Laços que Cuidam”, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (2 distritos a definir); o projeto “Caixa de Música, da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade (Póvoa de Varzim) e “IntegrAçores - Cuidados Paliativos Integrais para Todos”, do Grupo de Amigos dos Cuidados Paliativos do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, a implementar em 19 concelhos distribuídos pelas nove Ilhas do Arquipélago dos Açores.
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional
26 Jan. 2021 Regional