Evora

Projeto para inovar no apoio aos cuidadores informais venceu bootcamp de empreendedorismo social da FEA

Regional 11 Jul. 2019

Cerca de 25 pessoas participaram entre 3 a 5 de Julho em mais um Bootcamp em Empreendedorismo Social promovido pela Fundação Eugénio de Almeida com o parceiro de formação IES-Social Business School.

Este Bootcamp em Empreendedorismo Social consubstancia-se numa formação intensiva de 48 horas que possibilita aos participantes o desenvolvimento, em equipa, do conceito e desenho de novas iniciativas de Empreendedorismo Social, desenharem os seus modelos de negócio e planos de implementação e prepararem comunicações fortes.

O objetivo da Fundação Eugénio de Almeida ao promover mais um bootcamp passa por estimular a criação de novas ideias e soluções para os problemas sociais da nossa região, contribuindo para minimizar os seus efeitos.

Os projetos que resultaram desta formação intensiva abordaram os problemas dos cuidadores informais, do abandono jovem dos territórios de baixa densidade, da solidão e isolamento social dos idosos e sobre o insucesso e abando escolar no ensino secundário.

Os participantes, provenientes de organizações sociais e a titulo individual, trabalharam em equipa e apresentaram o picth  do seu projeto a um Juri composto por Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, Rui Barroso, Diretor de Transformação Digital da DECSIS e Pedro Ricardo Gomes, Diretor do Núcleo de Microcrédito e Empreendedorismo Social da Direção Comercial da Economia Social e Setor Público do Montepio Geral.

O projeto vencedor pretende vir a desenvolver uma inovadora forma de proporcionar o descanso aos cuidadores, envolvendo uma componente de voluntariado empresarial. Este e outros projetos vão agora receber mentoria pelo IES-SBS e pelo Centro de Inovação Social para o seu desenvolvimento, esperando que possam em breve vir a ser testados de forma piloto na região.

O Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida é uma estrutura que visa promover e apoiar projetos inovadores, com modelos de negócio sustentáveis, focados no impacto social e com potencial de escalabilidade, que empoderem as populações e que contribuam para solucionar os problemas dos territórios de baixa densidade.

fonte: IAG.pt

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30