“Projeto prioridade à vida no cancro colo-rectal” com projeto inovador. “Queremos ganhar anos de vida para os nossos doentes”, diz Teresa Caldas Almeida (c/som)

Regional 04 Dez. 2015

O Hospital do Espirito Santo de Évora e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC) estão a desenvolver um projeto na área de oncologia para ajudar doentes com cancro colo-rectal da área geográfica do ACES AC.

O objetivo passa por melhorar o acompanhamento do doente desde o diagnóstico até ao tratamento, diminuindo os tempos de espera e melhorando o acesso aos cuidados de saúde.

Em declarações à Rádio Campanário, a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central, Teresa Caldas Almeida, explica que o projeto visa essencialmente “dar prioridade à vida no cancro colo-rectal, pretende trazer ganhos para os nossos doentes que tenham cancro colo-rectal porque muitas vezes as pessoas não sabem e não dão valor aos seus sintomas, não percebem que estão doentes e não vão ter com o seu médico de família e este atraso pode trazer consequências muito graves para estas pessoas”.

Com o projeto prioridade à vida, pretende-se, segundo Teresa Caldas Almeida “que não haja atrasos no diagnóstico, quer no pedido de ajuda do doente ao seu médico, quer no envio e diagnóstico por parte do médico de família, de uma forma rápida”.

“Queremos que haja tempos de resposta perfeitamente combinados entre os dois serviços e temos também um compromisso do hospital em que, no caso de ser diagnosticado um cancro colo-rectal, que o hospital, no prazo de 30 dias, faça a colonoscopia” e se o exame confirmar como positivo, “que o hospital e o serviço de cirurgia, em 15 dias façam a cirurgia a essa pessoa, (…) queremos ganhar anos de vida para os nossos doentes”.

No fundo, que exista mais informação e uma boa articulação entre os dois serviços, “o hospital e os cuidados de saúde primários, pessoas mais bem informadas sobre os sintomas e as parcerias, das farmácias, da comunidade, das IPSS”, havendo “uma folha de notação entre os dois serviços para priorizar os doentes que vão dar entrada no hospital”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30