24.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Proposta de movimento de independência da Andaluzia inclui o território do Alentejo

Na Andaluzia (comunidade autónoma de Espanha) surgiu um movimento de independência, que inclui a região Alentejo no mapa planeado para a república de estados.

Denominado Asamblea Nacional Andaluza (ANA), o movimento visa proclamar a independência da Andaluzia e a criação de uma República co-federal de Povos Ibéricos, que inclui toda a região sul da Península Ibérica. Para além dos territórios andaluzes, integraria a referida, a região Alentejo e Algarve, a Murcia (região autónoma de Espanha) e o Rife (Marrocos).

Dia 4 do presente ano, o movimento apresentará uma proposta para declaração teórica e virtual da independência da Andaluzia. Em declarações à TSF, Pedro Ignacio Altamirano, presidente da ANA afirmou tratar-se de uma experiência “simbólica” para demonstrar ao povo da Andaluzia como seria uma governação federal, não tendo efeitos nas leis.

Visando fulcral e inicialmente a proclamação da independência, o movimento visa “a partir daí, fortalecer”, reconfigurando as fronteiras do país, através da anexação dos territórios suprarreferidos.

Apesar da anexação dos territórios apenas se tratar de um “conceito teórico”, o presidente da ANA afirma que a Andaluzia está “muito unida ao Algarve e Alentejo”, culturalmente e através “de uma relação de irmandade”.

 

 

 

Populares