Queijo alentejano é um dos melhores do mundo!

Regional 28 Nov. 2021

O concurso ocorreu em Bérgamo, em Itália, no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro. No World Cheese Awards, estiveram presentes mais de 3000 queijos, provenientes de 42 países.

Entre tantos países e com tanta competição, algumas medalhas de ouro recaíram sobre um queijo português, de preço bem mais acessível do que o de muitos dos que estavam a concurso.

Contudo, essa única participação portuguesa foi suficiente, pois demonstrou ser um produto de elevada qualidade e, por isso, premiado nos World Cheese Awards com uma medalha de ouro.

A Queijaria Monte da Vinha está localizada no Vimieiro, em pleno Alentejo. Joana Garcia é uma ex-advogada que decidiu dedicar-se à queijaria há 15 anos, transformando assim a sua vida, abraçando este projeto com ambição e determinação. Os resultados são o constatar disso mesmo.

Com esta medalha de ouro, Portugal volta a deixar claro que a sua capacidade de produção não se esgota nos vinhos. Existem muitos e bons produtos em Portugal e muitos e bons produtores. O concurso World Cheese Awards tinha um corpo de júri composto por 300 especialistas. Num processo que se prolongou por dois dias, os elementos do júri puderam provar as diferentes variedades levadas a concurso.

No concurso, estiveram presentes sugestões de queijarias de diversos países. Entre as 42 nações que marcaram presença estiveram: Reino Unido, Itália, Espanha, Grécia, Austrália, Irlanda, Estados Unidos da América, Noruega, Hungria, Áustria.

O queijo que conquistou uma medalha de ouro no prestigiado concurso World Cheese Awards é proveniente da Queijaria Monte da Vinha. Foram muitas as sugestões presentes a concurso, mas só havia uma proposta portuguesa.

Tem apenas 70 gramas, este queijo da Monte da Vinha. Nesta empresa, são produzidos queijos com 70 a 125 gramas. O foco é a produção de queijo de pequenas dimensões. Contudo, a riqueza de sabor é ímpar.

Este queijo é um produto 100% artesanal, produzido apenas com recurso a leite cru de ovelha, uma flor (que auxilia o leite a coagular), sal e cardo. São produzidos semanalmente mais de 6000 queijos.

https://www.portugaldenorteasul.pt/

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31