A Infraestruturas de Portugal informou hoje que ao final da tarde desta sexta-feira, pelas 18h00, a EN373 entre Campo Maior e Elvas será reaberta ao trânsito.
Esta ligação rodoviária encontrava-se encerrada à circulação desde o passado dia 12 de dezembro devido ao colapso do muro de suporte contíguo ao Pontão dos Saberes, localizado ao quilómetro 13,245, uma situação provocada pelas fortes intempéries que assolaram o nosso país, com especial incidência no distrito de Portalegre nos dias 12 e 13 de dezembro.
A Rádio Campanário falou com o Engenheiro Paulo Jorge, da Infraestruturas e Portugal, sobre a intervenção efetuada nesta via. O responsável da IP começou por nos referir “que os danos provocados pelo mau tempo originaram a queda de um muro de suporte da estrada, contígua à obra de arte, ou seja à ponte, uma ocorrência que aconteceu a 12 de dezembro.”
Após a deteção dos fortes danos na via, a IP procedeu de imediato, em coordenação com os serviços de Proteção Civil, à sinalização do local e interdição da circulação automóvel. Assim que as condições no terreno permitiram, foi realizada uma avaliação detalhada das condições da infraestrutura e dada início à intervenção de reconstrução e reforço do muro de suporte que colapsou.
Tal como nos explica Paulo Jorge ”os trabalhos de reabilitação tiveram início a 20 de dezembro e um mês depois estão concluídos.”
Questionado pela Rádio campanário qual o investimento aplicado nesta recuperação, o responsável da IP adiantou “não existirem ainda valores efetivos da obra” acrescentando contudo que os valores “são enquadrados no contrato que existe para conservação das estradas do distrito.”
A obra decorreu dentro da normalidade e tal como nos explicou” foram identificados os danos mas houve zonas que aparentemente não estavam danificadas mas que depois tiveram que ser demolidas para que a estrada ficasse com a solidez que é exigível.”
Os trabalhos foram concluídos esta manhã (dia 20 de janeiro) e após a vistoria conjunta ao local com o Presidente da C.M. da Campo Maior que é também o responsável pela Proteção Civil Municipal, o troço da EN373 será reaberto à circulação automóvel em totais condições de segurança, e volta a ser reposta a ligação viária direta entre Campo Maior e Elvas, melhorando a mobilidade das populações deste concelhos.
Para o responsável da Infraestruturas de Portugal, a “devolução” desta estrada aos condutores e às populações de Elvas e de Campo Maior é importante mas Paulo Jorge vai mais longe “esta estrada é imprescindível a nível local e a nível nacional” sublinhando que “estratégicamente é muito importante porque tem o tráfego de pesados que vai para a Fronteira.”
Foto: Município de Campo Maior
20 Mar. 2023 Regional
20 Mar. 2023 Regional