Imprimir esta página

NACIONAL

Região depressionária aproxima-se de Portugal: Fim de Semana traz chuva forte, trovoadas, granizo e frio

Regional 27 Nov. 2020

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, de acordo com as previsões meteorológicas de hoje, 27 de novembro, alerta que irá aproximar-se de Portugal continental, uma região depressionária , com a passagem de uma superfície frontal fria a partir de sábado (dia 28) e a aproximação de uma nova depressão no domingo (dia 29).

Esta situação irá condicionar o estado do tempo até ao próximo dia 1 de dezembro, em especial na região Sul.

Ainda na sequência da situação de instabilidade decorrida nos últimos dias (24 a 26 de novembro), em que foram registados valores de precipitação pontualmente intensa, principalmente na região do Algarve, prevê-se então a continuação de uma situação de instabilidade para o fim-de-semana.

O IPMA prevê assim que , a partir de sábado, existam períodos de chuva a partir do início da tarde, que poderá ser temporariamente forte, avançando de Sul para Norte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, de granizo e acompanhados de trovoada.

O vento irá soprar do quadrante sul, por vezes forte no litoral e nas terras altas (com rajadas até 80 km/h no sábado).

Para domingo, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado. Aguaceiros, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial durante a tarde, e podendo ser pontualmente de granizo. Possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros. Vento fraco a moderado. Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. Pequena subida da temperatura mínima.

Dada a incerteza de previsão associada a estes sistemas depressionários, o IPMA recomenda ainda o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, apesar de até ao momento não ter sido emitido nenhum aviso metereológico em específico.