Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz aumentou em 73% as dormidas turísticas. Autarca destaca a "invejável 3ª posição a nível do Alentejo Interior" (c/som)

Regional 23 Jan. 2020

O concelho de Reguengos de Monsaraz aumentou em 73% o número de dormidas turísticas, afirmando-se cada vez mais como um ponto de visita no Alentejo e no país.

Neste sentido a Rádio Campanário falou com José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que começa por referir que “a autarquia recebeu nos últimos dias esses dados”.

O autarca explica que o aumento não é de agora, uma vez que “desde 2015 quando realizámos o projeto da Cidade Europeia do Vinho que temos vindo a registar aumentos muito significativos no número de dormidas turísticas”.

José Calixto refere que “ainda não conhecemos os dados de 2019, mas até 2018 registámos cerca de 66 mil dormidas turísticas”, acrescentando que “esperamos que os números de 2019 sejam ainda melhores”.

Questionado sobre os fatores que tem contribuído para este aumento, José Calixto é taxativo e afirma “tudo está relacionado como uma estratégia clara de promoção do território” que o concelho desenvolveu.

“Tudo se deve a uma estratégia clara de promoção do território”
José Calixto 

O edil explica que “essa estratégia assenta na vitivinicultura, no enoturismo e nas suas ligações com o turismo rural”, referindo também que “fizemos um aproveitamento de todas as oportunidades dadas em termos industriais e em termos de promoção do desenvolvimento económico do concelho”.

Como exemplo desse aproveitamento, o autarca aponta “o investimento que ainda decorre, de cerca de 10M de euros, na área agroalimentar, com a nova unidade de exportação de carne de porco para a China”.

José Calixto lembra que “os dados das dormidas turísticas não incluem todo o manancial que temos me termos de alojamento local”, explicando depois que “infelizmente para nós, o alojamento local não tem um sistema estatístico de suporte”.

Apesar da falta dos dados do alojamento local, José Calixto considera que “com as mais de 120 unidades de alojamento local que temos no concelho, podemos seguramente somar mais umas dezenas de milhar de dormidas ás 66 mil já contabilizadas”.

“Reguengos de Monsaraz ocupa uma invejável 3ª posição a nível do Alentejo Interior”
José Calixto

O edil afirma que “certamente que o concelho de Reguengos de Monsaraz se aproxima de uma invejável terceira posição a nível do Alentejo interior, no que respeita a dormidas, sendo apenas superada por Évora e Beja”, acrescentando mais uma vez que “são os resultados de uma estratégia e do trabalho desenvolvido por todos neste concelho”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29