Reprodução de morcego-hortelão-claro em ponte do Baixo Alentejo (c/vídeo)

Regional 20 Jul. 2021

A reprodução do morcego-hortelão-claro (Eptesicus isabellinus) foi confirmada  numa ponte no Baixo Alentejo, classificada agora como abrigo de importância nacional.

De acordo com Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, este abrigo é conhecido desde 2017, e tem sido monitorizado nas épocas de maternidade e de outono com o auxílio de uma câmara termográfica.

Em 2019 suspeitou-se da presença de crias, mas só este ano foi possível confirmar a reprodução nesta colónia. Este facto permitiu classificar a ponte como um abrigo de importância nacional e constitui um importante contributo para o conhecimento desta espécie que tem grandes lacunas de informação, permitindo delinear e aplicar as medidas mais adequadas à sua proteção.

A elevada altura da ponte e a possibilidade de existência de fissuras internas que podem ser ocupadas por indivíduos, impossibilitam uma contagem correta. No entanto, foi possível estimar a presença de cerca de 250 indivíduos, sendo a maior colónia conhecida desta espécie a sul do país.

Esta espécie de morcegos possui, morfologicamente, muitas semelhanças ao morcego-hortelão-escuro, tendo sido considerada, durante muitas décadas, uma subespécie. No entanto, e após estudos genéticos, foi possível confirmar que se tratava duma espécie distinta e a sua presença em Portugal foi confirmada em 2010. O morcego-hortelão-claro é de menores dimensões que o morcego-hortelão-escuro e a pelagem, como o nome indica, é geralmente mais clara.

Apesar das visitas de monitorização a abrigos de importância regional e nacional estarem canceladas devido ao perigo dos observadores poderem transmitir COVID-19 aos morcegos, a grande altura desta ponte permite a observação dos indivíduos com binóculos, em completa segurança para os morcegos e, por isso, foi realizada este ano permitindo desde logo o salvamento duma cria após queda da colónia.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31