19.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Restauração: São 90 os concelhos com teste ou certificado obrigatório

A nova lista de concelhos em risco elevado foi anunciada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final da reunião do Conselho de Ministros, que decorreu hoje no Palácio Nacional da Ajuda.

A evolução da taxa de incidência de casos da covid-19 fez aumentar de 60 para 90 a lista de concelhos considerados em risco elevado por apresentarem por duas semanas consecutivas taxas de incidência acima de 120 casos por cem mil habitantes (ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) e muito elevado (por registarem taxas de incidência duas vezes superiores àqueles valores).

Em risco elevado aumentaram agora de 27 concelhos para 43 enquanto o número de concelhos em risco muito elevado aumentou de 33 para 47.

Deste o último Conselho de Ministros, que os cidadãos tem que apresentar teste negativo ou certificado digital para acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local que se encontrem em concelhos de risco elevado e/ou muito elevado.

São quatro as tipologias de testes aceites: os PCR e antigénio com resultado laboratorial (contemplados no certificado digital covid-19) e também os autotestes feitos presencialmente (à entrada do estabelecimento) ou perante um profissional de saúde (nas farmácias, por exemplo).

Para facilitar o acesso aos autotestes, o Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que permite a sua venda em supermercados.

O número de concelhos obrigados a aplicar ou manter o regime de teletrabalho aumenta também de 60 para 90.

Fonte: NM

Populares