14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Restauro devolve cores originais a Igreja de Santo Antão, em Évora

Desde o mês de setembro e até ao mês de dezembro, a Igreja de Santo Antão, localizada na Praça do Giraldo, em Évora, está a sofrer obras de restauro e conservação, nomeadamente na fachada, onde foram descobertos altos-relevos coloridos.

Denominados de “stucco”, os referidos altos-relevos consistem numa decoração feita em massa, com cores como o vermelho, o azul e o cinza, podendo a restauração incluir a recuperação das cores originais da fachada da igreja (século XVI/XVII).

Os trabalhos a decorrer na Igreja de Santo Antão incluem a limpeza e restauro de materiais em granito e das coberturas em telha, num investimento de 80 mil euros no âmbito do PO Alentejo 2020 (75%) e de uma parceria entre a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo Antão e a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen).

As obras devolverão as cores originais à igreja, perdidas a partir de finais da década de 30 do século XX, devido a uma uniformização do centro histórico com cores branca e ocre, então consideradas cores tradicionais, através da imposição do Regulamento da Construção Urbana para Évora.

A Igreja de Santo Antão é imóvel de interesse público e Monumento Nacional devido à classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Populares