13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Rota Vicentina apela a um turismo “responsável”

A Rota Vicentina, que abrange os concelhos de Odemira, Sines e Santiago do Cacém, juntou-se a 11 redes de turismo de todo o país para “assinar um convite a uma viagem responsável”.
Segundo a associação, durante este mês de Agosto as redes de pessoas e territórios parceiras nesta iniciativa irão mostrar, “através das redes sociais, que o futuro do turismo está na preservação da natureza e cultura local”.
“Sem natureza não há turismo de natureza e são as pessoas (que recebem e visitam) que a podem preservar”, advoga a Rota Vicentina.
Nesse sentido, e no âmbito da campanha, os turistas serão aconselhados a “abastecer-se com produtos locais, deixar menos lixo do que encontrou, respeitar os ritmos de vida locais, investir o valor justo pela qualidade, procurar informações sobre a região e as suas particularidades e não sobrecarregar locais sensíveis”.

A Rota Vicentina é uma Associação sem fins lucrativos, responsável pela gestão do projeto Rota Vicentina®, apoiada por uma rede de 200
empresas de diferentes sectores, assim como um conjunto de agentes locais, comprometidos não só com uma oferta de alta qualidade como com a sustentabilidade da Costa Alentejana e Vicentina.
Criada em 2013, hoje oferece 750 km de percursos pedestres sinalizados, para visitantes ou residentes, caminhantes experientes ou para quem se aventura pela primeira vez. Esta rede de trilhos percorre alguns dos recantos mais preciosos do campo e da serra, sem nunca perder de vista o poder irresistível da costa e do mar. Em 2019, foi mais além e criou também uma rede de percursos dedicada às bicicletas de todo-o-terreno (BTT) e um leque de atividades de natureza, cultura e bem-estar, como resposta estruturada a um mercado pulsante que procura natureza, adrenalina e contacto com a cultura rural, viva e autêntica do Sudoeste de Portugal.

Fonte: Sul info/Jornal Sudoeste 

 

Populares