27 Mar. 2023
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30

Rui Garrido: Situação de seca e inflação é "um drama, um filme de terror" (c/ som)

Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa
Regional Escrito por  27 Jul. 2022

O impacto da inflação faz-se sentir nos bolsos de todos os cidadãos, quer seja para o consumidor final que compra quer seja para os produtores. Neste último caso, a Rádio Campanário foi conhecer a situação dos agricultores no Alentejo junto do Engenheiro Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul, entidade organizadora da Ovibeja.

O aumento "brutal" dos fatores de produção é algo que, desde há algum tempo, tem vindo a ser alertado por várias associações representativas dos agricultores em Portugal como é o caso da ACOS. Rui Garrido afirma que, neste momento, o maior aumento sentido é nos cereais e que muito se deve à situação de guerra, no entanto, afirma que, na região do Alentejo, as explorações pecuárias são as mais afetadas, uma vez que o aumento do valor das rações limita os agricultores.

Mas nem só o valor da ração para alimentar o gado preocupa Rui Garrido que garante que, derivado à situação de seca, "provavelmente vai faltar água para o abeberamento dos animais e esse será um outro problema acrescido".

O aumento dos custos da eletricidade e dos combustíveis, também sentidos pelos agricultores, conduzem à subida de preços para o consumidor final. 

No que diz respeito aos apoios, Rui Garrido afirma que "já saiu um despacho para dar uma pequena ajuda às explorações de aves e de porcos intensivos" e apela ao Governo que ajude diretamente os agricultores, uma vez que, com a situação da seca e do aumento dos fatores de produção, se "está a viver um drama, um filme de terror", conclui.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Março 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31