14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Rui Nabeiro: “Emprego dou, porque quando chega para mim, chega para os outros”

Rui Manuel Nabeiro não vive sem um objetivo/propósito. Reage mal à preguiça. Prefere a “luta na fábrica à praia, ao cinema, ao estrangeiro”, costuma dizer. É, será sempre, a alma de um grupo que fundou em 1961 e a que chamou Delta..

De carácter humilde, assim que terminou a escola primária, foi ajudar o pai, foi também cavador e motorista de um médico. A mãe trabalhava numa pequena mercearia, os tios, na torra do café. A terra onde nasceu, Campo Maior vivia o rescaldo da Guerra Civil espanhola, da qual recorda – os gritos dos refugiados capturados na fronteira,“gritos de arrepiar” -, e o contrabando, expediente que, apesar de ser ainda um miúdo, conheceu bem, contribuindo para o sustento familiar.

Aos 17 anos, por morte do pai, assumiu os destinos da pequena torrefação, tomou a liderança, incentivando a venda de café aos espanhóis. E, mais tarde, quando vendeu a quota aos familiares foi para criar empresa própria, recorrendo a uns depósitos a prazo que foi fazendo, à boa vontade de uma pequena casa de câmbios de Elvas, e à matéria-prima colonial (café de Angola), o negócio que lhe traria fama e fortuna

A sede situada na terra alentejana onde é conhecido por comendador – Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial e Ordem do Infante D. Henrique – foi também presidente da Câmara, por duas vezes ainda em ditadura, por mais quatro, em eleições democráticas.

Em 2007, inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, em resposta às necessidades extraescolares das crianças de Campo Maior. Também com o patrocínio da Delta, a Universidade de Évora criou, em 2009, uma cátedra destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Sessenta anos depois da fundação da Delta Cafés, o grupo emprega cerca de 3500 colaboradores, com investimentos também na vitivinicultura, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria. 

 

Créditos de imagem: Tribuna Alentejo 

Populares