12.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Rússia aprova primeira vacina contra a COVID-19

O Ministério da Saúde russo deu “luz verde” à primeira vacina no mundo contra a COVID-19, após menos de dois meses de testes em humanos. O fármaco foi desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, em Moscovo.

“Uma vacina contra a COVID foi registada, pela primeira vez no mundo, esta manhã”, revelou Vladimir Putin, acrescentando: “Sei que é bastante eficaz e desenvolve uma imunidade estável”.

O presidente russo disse, inclusive, que uma das suas filhas já foi vacinada, tendo registado apenas uma ligeira subida de temperatura que foi desaparecendo. Agora, espera que a produção em massa avance em breve.

“Espero que outras investigações estrangeiras se desenvolvam assim tão bem, de forma a que apareçam no mercado internacional outros produtos”,referiu.

Já este mês, as autoridades russas garantiram que a vacina é eficaz e segura, apontando para outubro como o mês em que deve começar a ser vacinada a população, com prioridade para idosos e profissionais de saúde.

Esta vacina está a causar fortes reservas da Organização Mundial de Saúde, uma vez que não foi submetida a todas as fases de ensaios exigidas pela OMS.

Vários cientistas alertam para o facto de as vacinas experimentais terem começado a ser testadas pela primeira vez em humanos, em algumas dezenas de pessoas, há menos de dois meses, pelo que não há ainda provas científicas que as validem e muito menos a sua distribuição em massa.

Na segunda-feira, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que os próximos três meses serão cruciais para acelerar a investigação de vacinas para a COVID-19, alertando que faltam pelo menos 90 mil milhões de dólares do investimento total necessário.

Populares