23.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sabia que pode votar no nome dos próximos três linces a serem libertados no Vale do Guadiana? Saiba como aqui

Foto: João Santos / Vigilante da Natureza / ICNF

 O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lança uma votação online para escolher, até ao próximo dia 17 de fevereiro (às 20h00), os nomes das três jovens fêmeas de lince ibérico, provenientes do Centro de Cria de La Olivilla, a serem libertados no dia 18 de fevereiro, no Vale do Guadiana.

Recorde-se que teve início no passado dia 9 de fevereiro a época de soltas de lince ibérico em Portugal, sendo que o Vale do Guadiana, área escolhida para a reintrodução da espécie, receberá durante este mês, 7 linces.

O ICNF pede ajuda à população através de um questionário, para decidir nome das três jovens fêmeas de lince ibérico, provenientes do Centro de Cria de La Olivilla/CAGPyDS, Andaluzia, a serem libertados no próximo dia 18 de fevereiro.

Todos os anos, os nomes dos linces começam com uma letra consecutiva do alfabeto. As crias que nasceram em 2020 e que estão agora a ser libertadas, receberão nomes começados pela letra R: Romeira, Ravina, Rocha, Ribeira, Rasteira, Roselha, Rutabaga, Rola, Russiana e Raponcio, são as opções propostas para estes três filhotes.

Vote já aqui! (Votação aberta até dia 17 de fevereiro)

É de notar que três dos sete lince ibéricos libertados este mês já foram introduzidos no parque do Vale do Guadiana.

Juvenis provenientes do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico/ICNF, Silves (libertados a 9 de fevereiro):

Rosmaninho (macho) – filho da fêmea Fresa e do macho Drago

Rouxinol (macho) – filho da fêmea Juncia e do macho Fresco

Juvenis provenientes do Centro de Cria de El Acebuche/OAPN, Andaluzia (libertado apenas o Riachuelo a 10 de fevereiro, enquanto o Retoño será libertado em data a definir, assim que atingir o peso adequado):

Riachuelo (macho) – filho da fêmea Gitanilla e do macho Damán II

Retoño (macho) – filho da fêmea Nota e do macho Jota

A nível ibérico, o Vale do Guadiana é uma das áreas de reintrodução com maior sucesso. Em 2020 nasceram 60 crias em meio natural e estabeleceram-se 18 fêmeas reprodutoras com territórios estabilizados.

A reintrodução é um processo a médio/longo prazo que tem como objetivo estabelecer uma população viável e que mantenha um fluxo genético regular com outras populações de lince, restabelecendo a situação favorável à espécie, a qual só será atingida, quando se fixarem territorialmente no Vale do Guadiana, pelo menos 30 fêmeas reprodutoras. 

 

Populares