Evora

Saiba o que é imprescindível visitar em Évora, a "Cidade Museu"

Regional 21 Jan. 2022

Évora está classificada como Património Mundial da Humanidade e chamam-lhe a “Cidade Museu” porque em cada esquina há um marco histórico, mas dentro das muralhas de Évora não há só monumentos e passado, há também animação e juventude, há restaurantes e cafés para descobrir, hotéis fantásticos para ficar e vinhos bons para degustar.

Évora é a maior cidade alentejana. O centro histórico foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com edificações como o Templo de Évora, construído pelos romanos; a Igreja de São Francisco, que começou a ser edificada no século 15; e o Aqueduto da Água de Prata, erguido no período renascentista. 

Há ainda a icónica Capela dos Ossos para visitar em Évora. Esta capela tem as paredes e pilares revestidos por milhares de ossos e crânios reais retirados de cemitérios locais. Esta atração turística inusitada, fica junto à Igreja de São Francisco, em Évora, tendo sido construida no século XVII. Logo na entrada, há uma mensagem no minímo sinistra, que diz “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. 

Em Évora tem que conhecer o Hotel O Cante, onde funcionários trajados com as cores do cante alentejano, mantas alentejanas, fotografias antigas nas paredes e um instrumento de debulhar a terra com tração animal são alguns dos elementos que homenageiam o Património Imaterial da Humanidade e o ambiente rural da região, no novo hotel O Cante, aberto em junho, a 200 metros da Porta de Alconchel, em Évora.

No que diz respeito à gastronomia, caminhando pelas ruas do centro histórico de Évora, é preciso estar atento para detetar a árvore símbolo do Híbrido, um dos recentes restaurantes da cidade. João Narigueta e Filipe Reboxo são os jovens cozinheiros autores do projeto. Depois de uma passagem por várias casas de renome como o L’And Vineyards, onde se conheceram, decidiram apostar juntos neste espaço marcado pela experimentação, e onde fazem uma cozinha de autor com base nos produtos locais, sazonais e biológicos. O ponto de partida foi uma reinterpretação de receitas tradicionais.

Como alternativa as opções gastronómicas do hotel M’Ar De Ar Aqueduto. Saladas, sanduíches, tostas, hambúrgueres e wraps são as propostas de comidas leves da esplanada do hotel M’Ar De Ar Aqueduto. As opções vão da sopa de melão com presunto crocante à clássica salada caesar e ao wrap de salmão fumado, tudo confecionado com o toque do chef alentejano António Nobre. Para refrescar a garganta há também uma coleção de bebidas frescas, ou tão só cervejas bem tiradas. Este espaço ao ar livre funciona todos os dias das 11h às 00h e está aberto ao público não hospedado. 

 

C/Evasões e Sapo Viagens

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31