03 Dez. 2021
 

Santiago do Cacém

Santiago do Cacém: CM adjudica obra de requalificação do Cinema Alvalade

Regional 08 Jul. 2021

Foi aprovada, na Reunião de Câmara Municipal de Santiago do Cacém do dia 17 de junho, a adjudicação da empreitada do projeto de recuperação do edifício do Cinema de Alvalade à empresa Digiviana – Unipessoal, Lda.  A requalificação tem um valor de praticamente um milhão de euros, conforme divulgado no site do município.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, explicou que “através de uma candidatura a Fundos Comunitários, que incluiu, também, o Cineteatro Vitória em Ermidas-Sado, foi possível obter parte das verbas necessárias para reabilitar o edifício do Cinema de Alvalade. A Autarquia havia já adquirido este espaço com o objetivo de o colocar a funcionar novamente através da sua reabilitação, não só como cinema, mas transformando-o num centro cultural, ou seja, num espaço que possa receber atividades culturais diversificadas.” O Autarca sublinha que este equipamento “é importantíssimo não só para a freguesia de Alvalade, mas também para todo o Município.

Relativamente ao Cineteatro de Ermidas-Sado, está a decorrer a fase do concurso público e em breve será adjudicada a empreitada, depois de atribuído o visto do Tribunal de Contas a obra poderá arrancar.

Com estes dois projetos “o Município passa a dispor de dois equipamentos culturais muito importantes para estas duas Freguesias do interior do Concelho que também têm o direito de ter respostas a este nível”, salientou Álvaro Beijinha.

Com a requalificação do Cinema de Alvalade e do Cineteatro de Ermidas-Sado a Câmara Municipal de Santiago do Cacém pretende promover as condições de atratividade e de dinamização cultural e turística no interior do Município, as condições de combate às assimetrias culturais, de dinamização de práticas sociais, artísticas e culturais locais, contribuindo para o reforço da identidade territorial local, assim como, consolidar uma rede municipal de equipamentos culturais.

A operação “Recuperação e Valorização de Ativos Culturais do Concelho de Santiago do Cacém” tem um investimento total de 2.512.739,70 euros e é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional ALENTEJO 2020 com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 2.135.828,75 euros. A contrapartida do município é de 376.910,95 euros.

Foto: CM Santiago do Cacém

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31