Vila Vicosa

SCM de Vila Viçosa recupera telas da Ermida de Santo António de Aldeia Fidalgo

Regional 18 Out. 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa promoveu em Setembro de 2019 a intervenção de restauro em três telas do século XVIII provenientes da Ermida de Santo António de Aldeia de Fidalgo, situada na freguesia de Rio de Moinhos, propriedade da Instituição, que deixou de ser utilizada em termos de culto religioso.

Estas telas encontravam-se bastante degradadas e em risco em termos de segurança e por esse motivo, a Mesa Administrativa considerou ser prioritária a sua reabilitação, tendo desenvolvido todos os esforços nesse sentido, no âmbito da responsabilidade na preservação do secular património sob sua tutela.

Esta operação, que implicou um forte investimento, ficou a cargo da Oficina dos Franceses, uma equipa credenciada de conservadores - restauradores, que procederam a um cuidadoso e rigoroso restauro, de modo a permitir que os referidos objetos possam vir a integrar, no futuro, o projeto de um núcleo museológico referente à história e ao património da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.

Estão previstos mais procedimentos em termos de conservação no restante património que se encontrava na Ermida, que irão ser desenvolvidos nos próximos meses e que visam enriquecer e valorizar este importante acervo.

Esta ação de valorização do património móvel merece ser realçada e partilhada com a comunidade calipolense, também como um exemplo de boas práticas no que concerne a uma herança que é de todos. Insere-se de igual modo na estratégia da Instituição para requalificação dos bens sob sua tutela, em que merece igual destaque o projeto de salvaguarda da Casa de Fresco dos Sanches de Baena.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30