A Universidade de Évora desenvolveu a Plataforma PISTA Digital - Sistema Inteligente do Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo, a qual visa proporcionar aos agentes turísticos uma ferramenta tecnológica que contribua para o seu envolvimento na avaliação dos riscos, custos, impactos e limites da sua atividade.
Desenvolvida no âmbito do projeto PISTA, coordenado por Jaime Serra, Professor do Departamento de Sociologia e investigador do CIDEHUS, da Universidade de Évora, esta ferramenta promete facilitar a identificação de oportunidades de inovação nas organizações e auxiliar na identificação de melhores soluções para a utilização de recursos, no âmbito dos princípios gerais do desenvolvimento turístico sustentável.
A apresentação do projeto decorreu hoje na Universidade de Évora e a Rádio Campanário marcou presença.
O Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Engenheiro Vítor Silva, em declarações à RC adiantou que "se nós não conseguirmos modificar a nossa maneira de explorar o planeta, a espécie humana não tem futuro ou regressa ao tempo das cavernas".
Explica também que apesar de ser do conhecimento geral quais são os problemas e quais as soluções para a sustentabilidade - como reciclar mais, apostar na eficiência energética e nas energias renováveis - tem vindo a faltar, por parte dos decisores políticos, para implementar estas medidas. Relembra ainda que a sustentabilidade não tem de ser mais cara, uma vez que existem provas de que até pode ser mais sustentável também em termos financeiros.
04 Fev. 2023 Regional
04 Fev. 2023 Regional
04 Fev. 2023 Regional
04 Fev. 2023 Regional