Vila Vicosa

Seca obriga Município de Vila Viçosa a reduzir volume do abastecimento de água para a população

Regional 11 Out. 2019

O Município de Vila Viçosa explica, através de comunicado, os recorrentes cortes de água que têm afetado o concelho calipolense nas últimas semanas.

Segundo se pode ler no comunicado:

A Comunicação Social tem noticiado a continuada persistência da falta de ocorrência de chuva, que tem agravado o estado de “seca” no Alentejo, havendo alguns locais que, devido à redução da disponibilidade de água, já se encontram na classe de “seca extrema”.

Sendo a água um bem fundamental, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem vindo a efetuar alguns investimentos (substituição de condutas, pesquisa de novos furos de captação, aumento da capacidade de armazenamento de água, aquisição e instalação de novos equipamentos) que visam o reforço do abastecimento de água à população do concelho.

Tendo em conta que a ausência de chuva se pode prolongar durante o mês de Outubro, não se verificando, por isso, a recarga dos aquíferos que abastecem de água o concelho, foram tomadas algumas medidas, nomeadamente através da contenção periódica do fornecimento, com vista a uma gestão criteriosa da água disponível atualmente, reduzindo o volume de água para abastecimento, pontualmente, em determinados períodos, ao longo do dia, por forma a garantir o fornecimento de água, em condições normais, quando se torna mais necessária (início da manhã; meio dia e final da tarde).

Em complementaridade, é feito o apelo para que continuem a ser, por todos, adotadas regras para o consumo moderado da água, evitando assim o seu desperdício.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30