Viana do Alentejo

Secretária de Estado apresentou projeto piloto de voto eletrónico em Viana do Alentejo

Publicado em Regional 04 março, 2019

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve, no passado dia 28 de fevereiro, em Viana do Alentejo, onde apresentou o Projeto Piloto de Voto Eletrónico aos autarcas do concelho e, em particular, aos Presidentes das Juntas de Freguesia. 

Segundo a Secretária de Estado, Isabel Oneto, trata-se de um “projeto em que o país vai estar de olhos postos em Évora”, acrescentando que o sucesso alcançado será decisivo para o que irá acontecer no resto do país.  

Ao todo, vão ser instaladas 50 mesas de voto eletrónico presencial em 23 freguesias dos 14 concelhos do distrito de Évora, que vão funcionar independentemente das 186 mesas de voto tradicional. 

A Governante explicou ainda que os “cadernos eleitorais vão ser desmaterializados”, ou seja, serão consultados e descarregados em computador. Deste modo, qualquer eleitor pode exercer o seu voto eletrónico numa das 50 mesas instaladas no distrito. Após a votação eletrónica é impresso, automaticamente, um boletim de voto que deverá ser colocado num envelope e, posteriormente, introduzido na urna. Deste modo, a unicidade que garante que o eleitor apenas vote uma vez, a fiabilidade que fornece resultados exatos e o segredo de voto estão garantidos neste processo. 

Já o autarca de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, mostrou-se “satisfeito pelo distrito de Évora ter sido escolhido para este projeto inovador no país”, destacando ainda o papel importante da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central neste processo. 

No que toca ao concelho de Viana, para além das 4 mesas de voto tradicionais, haverá duas outras destinadas ao voto eletrónico, colocadas em Viana do Alentejo e Alcáçovas. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31