A Europol e a Autoridade Europeia do Trabalho apoiaram uma ação coordenada em 16 países europeus contra o tráfico de seres humanos para exploração laboral no setor agrícola, entre os dias 14 e 21 de setembro. A operação liderada pela França contou com a participação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que, em colaboração com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), realizou 19 ações de fiscalização, de norte a sul do país, tendo identificado 247 cidadãos estrangeiros, quatro deles referenciados como suspeitos da prática do crime de tráfico de pessoas.
Segundo informação avançada pelo SEF na sua página oficial, a ação resultou em:
- 17 detenções
- 42 suspeitos de tráfico de pessoas
- 874 vítimas de exploração laboral (incluindo 231 identificados como possíveis vítimas de tráfico de seres humanos)
- 4.291 locais verificados
- 1.087 veículos verificados
- 37.017 pessoas verificadas
- 36 novas investigações iniciadas
- 192 suspeitas de violação registradas por fiscais do trabalho
- 6.000 elementos das autoridades policiais europeias
O setor agrícola é um dos mais vulneráveis à prática do crime de exploração laboral devido ao trabalho não declarado ou subcontratado e à mão de obra pouco qualificada. Por regra, as redes criminosas recrutam as vítimas nos seus países de origem, sendo depois levadas para outros países. São, então, coagidas a trabalhar longas horas, com baixos salários e, muitas vezes, sem nenhuma contrapartida financeira.
A luta contra o tráfico de seres humanos para exploração laboral exige um esforço consolidado, transfronteiriço e multidisciplinar por parte das diferentes autoridades. Este é o segundo ano em que a Autoridade Europeia do Trabalho coordena inspeções conjuntas e apoia o envio de inspetores do trabalho dos países de origem dos trabalhadores para os países de destino.
Inspetores da Bulgária e de Portugal juntaram-se às autoridades francesas para inspecionar diferentes locais em França, incluindo vinhas e quintas
A Europol coordenou esta ação e facilitou o intercâmbio de informações entre os países participantes. Prestou apoio analítico e operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana e facilitou o intercâmbio de comunicações em tempo real entre as autoridades participantes.
Países participantes: Bélgica, Bulgária, Chipre, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Holanda, Portugal, Romênia, Espanha, Suécia, Reino Unido, Ucrânia.
Fonte/Foto: SEF
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional
28 maio 2023 Regional