Evora

Segurança Infantil no centro de ações em Évora e Portalegre

Regional 16 Out. 2019

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) promove, entre os dias 17 e 22 de outubro, no âmbito da Semana da Segurança Infantil, um conjunto de acções, que decorrerão em Évora e Portalegre, com o intuito de sensibilizar e capacitar os profissionais e as famílias do Alentejo para a prevenção dos acidentes com crianças em diferentes contextos e espaços.

Em comunicado, a APSI explica que «as crianças não são adultos em miniatura, mas vivem em ambientes e espaços pensados por e para adultos, que não têm em conta as suas características», sendo que «esta desadequação dos ambientes, dos produtos e dos equipamentos, torna-as particularmente vulneráveis à ocorrência de acidentes».

Ainda que a legislação exija que todos os serviços, espaços e produtos sejam seguros, «são comuns acidentes devido a artigos com defeito, partidos ou aos quais faltam peças, a montagem incorrecta ou desrespeito pelas instruções de utilização, recurso a produtos em segunda mão ou emprestados, ausência de manutenção dos equipamentos, uma organização desadequada dos espaços e das actividades, além de falhas nos procedimentos de actuação».

Sendo as crianças consumidores «especialmente vulneráveis», cabe aos profissionais e às famílias assegurarem que vivem, brincam, aprendem e se deslocam sem correr o risco de morrer ou ficar incapacitadas na sequência de um acidente evitável.

É neste âmbito que a APSI se desloca até ao Alentejo para um conjunto de sessões destinadas a profissionais de saúde, de educação, autoridades, funcionários municipais entre outros. As sessões são subordinadas aos temas "Segurança em Casa", "Segurança Rodoviária" e "Segurança na Escola e nos Espaços de Jogo e Recreio".

Se é pai, mãe, avó ou avô apareça no Consultório de Segurança da APSI para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a escolha e utilização de artigos e produtos para crianças. No Centro de Verificação de Cadeirinhas poderá confirmar se utiliza no seu automóvel a cadeira mais indicada para cada criança, e se está correctamente instalada. Todas as acções são gratuitas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30