Serpa

Serpa: Encontrado esqueleto da época Romana em requalificação de rua (c/fotos)

Serpa: Encontrado esqueleto da época Romana em requalificação de rua (c/fotos) Foto: Serpa Terra Forte
Regional 21 Jan. 2022

Durante a requalificação da Rua dos Fidalgos, em Serpa, a equipa encarregue pela obra, encontrou um esqueleto na Praça da República.

Trata-se do primeiro enterramento da época Romana que se deteta na área urbana de Serpa. Segundo a página oficial do Facebook do Município de Serpa, o arqueólogo Miguel Serra,refere que “conhecemos vários outros enterramentos de épocas posteriores, da época medieval e moderna. Este é mais antigo, será da época Romana, talvez do final do Império, ou do período imediatamente a seguir”.

É o primeiro enterramento desta época descoberto na área urbana, o que significa que “provavelmente faria parte de um cemitério desta população, pelo que não conseguimos verificar se se trata de um caso isolado ou se há uma série de enterramentos aqui à volta”. 

Após feita uma análise, foi possível enquadrá-lo neste período, devido ao facto da sepultura “estar coberta de telhas romanas”. Localiza-se numa cova simples, pelo que o “encaixamos entre o final do período Romano e o início da Antiguidade Tardia”.

O achado “encontra-se parcialmente destruído por obras anteriores, provavelmente de obras efetuadas no final do século XIX, ou início do século XX, que cortaram parte do esqueleto, nomeadamente parte do crânio e um dos membros inferiores. O restante esqueleto encontra-se bem conservado”, acrescenta o arqueólogo municipal.

Sónia Ferro, antropóloga, revela ainda que foi possível perceber que se trata de “um homem, jovem”, e que só analisando os ossos poderá acrescentar novas informações.

Fonte e fotos: Serpa Terra Forte

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Maio 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31