Imprimir esta página

regional

Setor da “noite” em situação de extrema gravidade. AHRESP propõe Guia para reabertura .

Regional 19 Jun. 2020

 O Setor da Animação Noturna (discotecas e bares) continua encerrado e em grave crise. A AHRESP, que representa empresas deste Setor, tem desenvolvido todos os esforços para garantir que estas possam reabrir rapidamente e em segurança, cumprindo as necessárias regras de saúde para salvaguardar colaboradores e clientes.

Nesse sentido e para permitir a reabertura, que consideramos urgente e necessária, a AHRESP entregouao Governo um Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos da Animação Noturna

Este documento resultou de um processo muito participado, entre a AHRESP e os empresários da Animação Noturna de todo o País, que tem vindo a decorrer desde o início da pandemia, tendo o Guia obtido um amplo consenso entre os participantes que reuniram na passada segunda-feira, dia 15 de junho.

O Guia de Boas práticas para a Animação Noturna tem como base o Guia de Boas Práticas para a Restauração e Bebidas, desenvolvido pela AHRESP, com a validação da DGS, assim como as diversas Orientações publicadas por esta entidade pública, mas contempla também questões específicas para a atividade da Animação Noturna. 

Cumprindo as regras recomendadas pelo Guia de Boas Práticas, a AHRESP considera que este Setor, que está a passar por uma situação de extrema gravidade, sendo um dos poucos que ainda se mantém encerrado por diploma legal, e aquele que primeiro encerrou, tem todas as condições para poder reabrir em segurança. 

Entre os temas que aborda, estão os seguintes: Layout e Capacidade dos Estabelecimentos; Sensibilização e Capacitação; Regras de Controlo de Entrada; Regras de Higiene Pessoal; Fardamento e Equipamentos de Proteção Individual; Recursos Materiais; Regras de Limpeza e Desinfeção; Preparação e Confeção de Alimentos (se aplicável); Serviço de Alimentação e Bebidas (se aplicável); Outros Serviços (bengaleiro, estacionamento de veículos, eventos); Modo de Pagamento; Requisitos Específicos para Pistas de Dança; Livro de Reclamações.