14.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

SI2E aprova mais de 1,5 milhões de euros em projetos que criarão “cerca 40 empregos”, diz presidente da CIMAC (c/som)

O SI2E (Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego), no Alentejo Central, aprovou 15 projetos na sequência da 1ª fase do aviso de concurso.

Por proposta da CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) e decisão da Comissão Diretiva da Autoridade de gestão do Alentejo 2020, a dotação inicial do programa de 872 mil euros, foi reforçada com 500 mil euros.

Em declarações à RC, José Calixto, presidente da CIMAC, explica que este reforço se prendeu com “a afluência de projetos que justificavam a sua aprovação”.

Com um “investimento total elegível nestes 15 projetos” de 2.363.060,21 euros, os apoios traduzem-se em 1.4 milhões de euros do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito do empreendedorismo, e cerca de 200 mil euros do FSE (Fundo Social Europeu), no âmbito do emprego, num total de “cerca de 1 milhão e 600 mil euros de apoios”.

Estes 15 projetos preveem a criação de “cerca de 4 dezenas de empregos”, em áreas como “turística, restauração, unidades de medicina veterinária, unidades produtivas por exemplo na área dos metais” com predomínio da área do turismo e da restauração.

Também a percentagens de apoios “variam entre os 40% e os 60%” de acordo com o projeto e com os postos de trabalho criados. Desta forma, no âmbito do FEDER, os apoios “situam-se entre quase 100 mil euros e 160 mil euros no máximo”, acrescendo apoios no âmbito do Fundo Social Europeu, variáveis de acordo com o número de empregos criados.

 

Populares