20.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sinalização dos caminhos marianos “está a fazer-se”, garante Marcelo Rebelo de Sousa à Rádio Campanário (c/som)

Depois da inauguração e reabertura da 1.ª fase da Via Portugal Nascente, que reconstrói parte do Caminho de Santiago, entre Évora e Trancoso, tanto o Presidente da República como o Arcebispo de Évora, ambos garantiram à Rádio Campanário (RC) que já estão a ser tomadas medidas para sinalizar e melhorar a segurança dos caminhos dos altares marianos portugueses.

Aos microfones da RC, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, questionado sobre a questão da sinalética dos caminhos marianos, como de Fátima e Vila Viçosa, disse perentoriamente que “está a fazer-se, está a trabalhar-se”, no sentido de melhorar os caminhos religiosos em Portugal. Afirmando que “o Turismo religioso tem uma importância fundamental no nosso país e está a ir-se mais longe”, para que em questões como a sinalização dos caminhos dos altares marianos em Portugal “haja mais segurança do que existe, haja outras condições, que nem sempre existem, em percursos que são muito importantes”.

Por seu turno, o Arcebispo de Évora, D. José Alves, confessa à RC que a questão da sinalética e segurança dos caminhos portugueses para os santuários marianos “não está totalmente resolvida, mas já está resolvida em parte”, dando o exemplo de uma peregrinação recente que “foi toda ela feita por esses caminhos fora das estradas principais, o que quer dizer que há acessos que permitem essa peregrinação”, embora não estejam “sinalizados, por enquanto”. Um dos motivos para tal é que “estas passagens atravessam propriedades privadas”.

Populares