9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sines – FMM2022 – Conheça o Programa das Atividades Paralelas!

CM Sines

A 22.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, que se realiza de 22 a 30 de julho em Sines e Porto Covo, expande a sua oferta de atividades com um programa de iniciativas paralelas.

Ainda na música, realiza-se no dia 26 de julho, às 19h00, no Castelo de Sines, um concerto especial pela Orquestra Locomotiva – Orquestra Sinfónica do Alentejo Litoral, que, sob direção do professor Marco Alves, reúne alunos da Escola das Artes do Alentejo Litoral e de escolas convidadas.

Nas artes visuais, o público poderá visitar, no Centro de Exposições do Centro de Artes de Sines, a exposição “Luzes Distantes / Distant Lights”, do fotógrafo e vídeo artista Nuno Cera, um trabalho de investigação artística sobre as transformações que o território de Sines tem vindo a atravessar.

O projeto A_WEAR, de Ana Baleia, dedica-se à sensibilização para o problema dos resíduos têxteis, e vai estar presente no festival com uma exposição do Centro de Artes de Sines (de 22 a 31 de julho) e um “workshop” para crianças dos 4 aos 14 anos, nos dias 25 e 26 de julho, às 15h00, no Pátio das Artes.

Uma das iniciativas paralelas mais emblemáticas do festival, os ateliês com músicos do festival para crianças dos 6 aos 12 anos, acontece de 27 a 30 de julho, às 11h00, no Pátio das Artes.

Para os bebés dos 0 aos 3 anos e famílias, realiza-se a 30 de julho, às 10h00, no Centro de Artes de Sines, a atividade “Canto de Colo”.

As visitas guiadas aos bastidores do festival – iniciativa “O Outro FMM” – acontecem nos dias 28, 29 e 30 de julho, às 15h00, no Castelo.

As sessões de narração oral – programa Contos de Tantos Mundos – serão asseguradas por Mariana! – Maria Morais e Ana Lage (dia 27, às 15h30, no Pátio das Artes), Virgina Millefiori (dia 28, às 15h30, no Pátio das Artes), Histórias de Saias – Duas Mulheres que Contam (dia 29, às 15h30, no Pátio das Artes) e Rodolfo Castro (dia 30, às 15h00, no átrio do Centro de Artes).

De 23 a 29 de julho, investigadores do CIEMAR – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente voltam a guiar os espectadores do festival pelos segredos na zona entremarés do concelho de Sines.

A Fundação INATEL, parceiro principal do FMM Sines, anima as ruas do centro histórico e a Avenida Vasco da Gama, no período 19h00-20h30, com os projetos Banda às Riscas (27 de julho), Al-Fanfare (28 de julho), Concertinas e Cabeçudos (29 de julho) e Associação de Zés P’reiras de Antas (30 de julho).

No dia 29 de julho, às 16h30, no Centro de Artes de Sines, Inês Nadais, Lia Pereira e Sofia Branco debatem o tema “Escrever sobre música em Portugal. Há mulheres que o fazem?”.

Também no dia 29, às 16h30, mas na Capela da Misericórdia, Eduardo M. Raposo apresenta o seu livro “Amor e Vinho. Da Poesia Luso-Árabe à Nova Música Portuguesa (Séculos XI-XXI)”.

No dia 30 de julho, às 16h00, no Pátio das Artes, Rui Cidra apresenta o livro “Funaná, Raça e Masculinidade: uma Trajetória Colonial e Pós-colonial”. À apresentação do livro segue-se um concerto por Dju di Mana (que participou na investigação que deu origem ao livro) e convidados.

A habitual Feira do Livro e do Disco do FMM tem lugar na Capela da Misericórdia, de 27 a 30 de julho, das 16h00 às 24h00.

No dia 25 de julho, às 19h00, o projeto Plastic Funk, orquestra baseada em indumentária e instrumentos construídos com materiais poluentes do fundo do mar e oceanos, faz uma arruada e uma apresentação final no Largo Poeta Bocage.

Requerem marcação gratuita no Centro de Artes de Sines (tel. 269 860 080; servicoeducativoCAS@mun-sines.pt) as seguintes iniciativas: workshop do projeto A_WEAR; ateliês infantis com músicos do FMM; Canto de Colo; e O Outro FMM.

As atividades do projeto Entremarés também obrigam a marcação prévia, nos contactos dos promotores.

As restantes atividades são de entrada livre, sem marcação.

Informação e foto – CM Sines

Populares