Segundo informa o Câmara Municipal, Sines voltou a ser distinguido com o galardão "Município Mais Azul" do Alentejo, consagrando-se assim o município da região que obteve melhor pontuação nas atividades de educação e sensibilização ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2020.
Este galardão não é desconhecido ao Município, tendo este já sido adquirido a Sines em 2019.
O galardão foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental. Recorde-se também que este ano também foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias de S. Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal, e a praia Vasco da Gama, candidatada pela APS.
Em 2020, numa época balnear em contexto de pandemia, o programa desenvolvido pelo município procurou responder ao lema "De volta ao mar, com atitude de mudar".
As atividades de educação ambiental são um "critério imperativo" para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Como acontece desde 2017, realizaram-se atividades nas praias do concelho, desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal.
Estiveram também integradas no programa a distribuição de para-ventos, para promover o distanciamento entre grupos de banhistas, a parceria com o Lidl no projeto "TransforMAR" (recolha de plásticos e metais) e a iniciativa "Lugar de beata não é no chão nem no mar", que sensibilizou os banhistas sobre o impacte das beatas nos ecossistemas.
O concurso "filMAR para Sensibilizar", em que os jovens do 3.º ciclo foram estimulados a produzir conteúdos vídeo sobre a temática do lixo marinho, e a limpeza da praia da Costa do Norte que teve lugar a 19 e 20 de setembro foram outras iniciativas realizadas.
25 Mar. 2023 Regional
25 Mar. 2023 Regional
25 Mar. 2023 Regional
25 Mar. 2023 Regional