O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, emitiu um despacho onde reforça as medidas de contenção em relação à propagação do novo coronavírus. O condicionamento do atendimento municipal ao público e o modelo de funcionamento dos transportes urbanos são as medidas que mais se destacam entre um conjunto muito amplo de decisões do Município.
“Existem obrigações às quais correspondemos imediatamente, como a necessidade de fornecimento de refeições aos alunos que beneficiam do escalão A da ação social escolar, confecionadas e entregues nas Escolas dos Centenários. Foram ainda decididas outras medidas que têm como objetivo a proteção não só dos nossos funcionários mas também da comunidade, uma vez que única forma de travar a progressão deste vírus é quebrar as cadeias de transmissão”, assinala Nuno Mascarenhas.
Foi com esse objetivo que a Câmara Municipal de Sines decidiu restringir o atendimento público ao mínimo imprescindível, ou seja, dando prioridade ao atendimento via telefónica e por correio eletrónico, reduzindo o atendimento presencial ao que for considerado inadiável. “Reduzir a circulação de pessoas nos espaços do Município é uma medida que minimiza a possibilidade de contágio e é esse o nosso objetivo”, refere Nuno Mascarenhas, sublinhando que “estão prorrogados os prazos para o pagamento de faturas e divulgada a possibilidade de liquidação destas por transferência bancária. Nenhuma fatura cujo vencimento seja posterior a 16 de maio penalizará um munícipe com custos adicionais”.
O despacho que Nuno Mascarenhas assinou esta terça-feira prevê ainda medidas de exceção para a entrega de projetos urbanísticos, a suspensão de vistorias urbanísticas e recomenda medidas cautelares para a utilização de espaços públicos, incluindo espaços verdes, equipamentos de utilização coletiva e cemitérios.
“Embora seja importante o normal funcionamento dos transportes urbanos, todos sabemos que a utilização dos mesmos é um fator de risco. Nesse sentido, foi decidida a suspensão da venda de títulos de viagem no próprio veículo e foram revistas as entradas e saídas, operando-se, a partir de agora, apenas pela porta das traseiras. Deixa ainda de ser necessário acionar a campainha para a paragem seguinte – os veículos param em todas as paragens”, explica o presidente da Câmara de Sines.
Também do ponto de vista da gestão do trabalho, o Município de Sines prevê a aplicação de medidas que visam a proteção dos funcionários e das suas famílias. “Sempre que possível, será aplicado o teletrabalho e a rotatividade, garantindo-se a totalidade da remuneração das pessoas. À exceção de serviços essenciais e imprescindíveis, na situação em que o País se encontra e na sequência das medidas que tomámos, é possível gerir os recursos humanos de modo a assegurar os serviços sem que todas as pessoas tenham de estar presentes a todo o momento, garantindo-se contudo a salvaguarda do serviço público”, explica Nuno Mascarenhas.
“Vivemos um momento de enorme dificuldade, e o único apelo que podemos fazer aos nossos concidadãos é o de seguirem as recomendações das autoridades de saúde e de proteção civil. A Câmara Municipal acompanhará a evolução nacional desta pandemia e agirá em conformidade a cada momento. Proteger a nossa comunidade depende muito dos nossos comportamentos individuais e quem tem uma missão pública deve dar o exemplo”, conclui o autarca.
24 Jan. 2021 Regional
24 Jan. 2021 Regional
24 Jan. 2021 Regional
24 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional
23 Jan. 2021 Regional