04 Jun. 2023
 
De novo às 6
18:00-20:00

Sines

Sines tem condições para produzir "2 Gigawatts" de energia renovável!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 14 Out. 2022

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, considera que Sines tem condições para vir a produzir "cerca de dois Gigawatts (GW)" de energias renováveis oceânicas, contribuindo para a transição energética em curso.

"Sines poderá almejar vir a ter nos próximos tempos cerca de dois GW de energias renováveis oceânicas que é também um fator muito importante de desenvolvimento daquilo que são as alterações climáticas e da transição que estamos a fazer em termos energéticos", disse.

O secretário de Estado do Mar falava aos jornalistas à margem da 5.ª edição da Feira do Mar, evento organizado pelo Sines Tecnopolo e pela Câmara Municipal de Sines sobre empreendedorismo, turismo, portos e logística, formação e inovação.

Questionado sobre possíveis investimentos, na área das energias renováveis oceânicas, neste território, José Maria Costa, explicou que se trata de "projetos ligados a parques eólicos 'offshore' que poderão ter, inclusivamente, a produção de hidrogénio verde".

De acordo com o governante, o grupo de trabalho interministerial, que envolve as secretarias de Estado do Mar, do Ambiente e da Energia e das Infraestruturas, "começou a funcionar", esta segunda-feira, com o objetivo de "dimensionar o potencial eólico disponível" na nossa costa.

"Estamos a falar de 10 GW a nível nacional, [sendo que] o potencial existente no mar de Sines é de dois gigawatts", precisou.

O trabalho do grupo engloba também a adaptação das "infraestruturas portuárias" aos "novos desafios", assim como a "renovação e qualificação das infraestruturas elétricas de transporte".

"E tudo aquilo que vai ser uma fileira industrial que se vai constituir em torno da construção destas infraestruturas e do potencial tecnológico e da transferência de conhecimento que estão associados", acrescentou.

O governante referiu ainda que, em Sines, "há uma forte visão estratégica de todos os atores e um forte alinhamento com aquilo que são os desígnios nacionais" que permitirão "transformar o Alentejo" e "criar condições" para "ter mais emprego, mais qualificação e qualidade de vida".

O Governo assumiu 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30