Sines

Sines vai ganhar nova escola de ensino superior

Regional 26 Jul. 2021

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai abrir uma escola de ensino superior em Sines, em colaboração com o município, para servir o litoral alentejano, região para onde estão já em curso, ou previstos para curto e médio prazo, investimentos de milhares de milhões de euros, adianta o jornal Público.

A parceria entre o IPS e o município de Sines foi formalizada hoje, segunda-feira, na cidade alentejana, contando com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

A criação desta nova escola, tem o objetivo de colmatar a falta de ensino superior na zona do país que tem na calha os maiores projetos empresariais. Terá uma “oferta formativa abrangente”, com licenciaturas, mestrados, pós-graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), que são o mais recente tipo de formação de Ensino Superior de curta duração (dois anos) e dão acesso à licenciatura.

O presidente do IPS explica que a instituição vai candidatar o “aumento da oferta formativa em Sines” ao PRR, mas sublinha que o arranque dos cursos não fica à espera desse financiamento nem que o novo edifício fique pronto.

A existência do novo edifício não é condição para o início da atividade da escola, mas, ainda assim, o presidente do IPS já tem um calendário para a construção e um esboço na cabeça. “Espero que daqui a dois ou três anos possamos ter o edifício inteligente, sustentável, funcional, não muito grande, e que seja uma escola sem muros. Queremos que a comunidade possa beneficiar e usufruir de todas as instalações”, conclui.

"Este é, seguramente, um momento que todos aguardavamos.Talvez um dos momentos mais importantes para o futuro de Sines e da região. Instalação de uma Escola de Ensino Superior que permitirá que os nossos jovens possam continuar a sua formação no nosso concelho, ao mesmo tempo que possibilitará a vinda de estudantes de outras regiões e latitudes.Vamos continuar a trabalhar para que esta intenção se concretize a curto prazo", diz Nuno Mascarenhas, na sua página de facebook. 

 

Joana Freitas 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31