17.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

SIRESP: Ministra da Adm. Interna diz que ação do Governo incidirá no “reforço da resiliência da rede e na redundância” (c/som)

O SIRESP, tecnologia Tetra utilizada na Rede Nacional de Emergência e Segurança, foi abaixo durante os incêndios ocorridos no verão do presente ano.

Focando-se na problemática, os serviços de emergência e de segurança portugueses, estão a levar a cabo um projeto-piloto direcionado para a convergência entre o SIRESP e a quarta geração de telemóveis (4G ou LTE).

Constança Urbano de Sousa, Ministra da Administração Interna, falou à Rádio Campanário sobre este projeto de alargamento da rede SIRESP à rede de telemóveis, projeto “absolutamente normal” que, apesar de contar com a participação da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, não surge como um projeto “encomendado pelo Estado”.

A ação deste incindirá, afirma, no “reforço da resiliência da própria rede e a questão da redundância”, com base no estudo do Instituto de Telecomunicações, cuja entrega está prevista até ao final do presente mês de setembro.

Recorde-se que, neste âmbito, nas Grandes Opções do Plano do Governo, consta o reforço da resiliência, redundância e cobertura do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), a ampliação do projeto de georreferenciação e a implementação do SIRESP ST, permitindo uma localização exata das ocorrências.

De referir ainda que os testes do projeto-piloto suprarreferido têm a gestão a cargo da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, contando o projeto com a participação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Polícia Judiciária, PSP, GNR e INEM.

A tecnologia que consiste numa aplicação WAVE no telemóvel, que integra as redes de banda larga e tecnologia Tetra dos rádios utilizados pela proteção civil, está atualmente a ser testada por 100 utilizadores.

 

Populares