Alandroal

Sistema de filtragem da água em Santiago Maior entrou em funcionamento, resolvendo um "problema com mais de 20 anos", diz autarca de Alandroal (c/som e fotos)

Regional 12 Ago. 2019

Decorreu esta segunda-feira, 12 de agosto, a entrada em funcionamento do novo sistema de filtragem nas captações de águas subterrâneas da Herdade da Palha, Santiago Maior, Alandroal.

A Campanário marcou presença e falou com o autarca de Alandroal, João Grilo, que começa por destacar que “estamos na data prevista para o início dos testes e da entrada em funcionamento”.

O presidente do Município refere que “todos os trabalhos decorreram como previsto”, acrescentando que “vamos ter ainda alguns ensaios, mas até final da semana o sistema estará a funcionar em pleno”.

“Nas próximas semanas as populações irão sentir nas suas casas as melhorias na qualidade da água que lhes chega”
João Grilo

Apesar de reconhecer que as melhorias na qualidade da água serão imediatas, João Grilo não deixa de alertar para que “este problema tem mais de 20 anos, existe muito precipitado acumulado nas condutas”, o que “caso se verifique alguma rotura, pode desencadear que volte a verificar-se precipitado na água”.

Para o autarca, “com o tempo o sistema irá limpar tudo e esperamos que os problemas de anos desapareçam completamente”.

A RC questionou João Grilo sobre mais intervenções que vão acontecer nas captações da Palha, referindo o edil que “o sistema e as bombas já estão em funcionamento”, no entanto “falta organizar o espaço, colocar uma nova vedação e uma cobertura”.

O investimento feito ronda os 80 mil euros, sendo “50 mil euros o sistema em si e 30 mil euros para arranjos exteriores”, acrescentando que “o investimento é todo da EPAL, o município é apenas parceiro”.

Pedro Clérigo, técnico da EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres), explica à RC que concluída a obra, o sistema de filtragem encontra-se “em fase de ensaios”, estimando-se que esteja “a funcionar em pleno” até ao final da semana.

No local já “existia um sistema elevatório”, com “um reservatório de água bruta que recebia diretamente dos furos e uma parte também a ETA de Alandroal”.

“É uma situação que já se vem a arrastar há alguns anos, com este problema que é histórico”
Pedro Clérigo

Este sistema vai permitir filtrar “tudo o que tinha a ver com manganês e ferro que tínhamos em excesso, servido “os reservatórios de Santiago Maior “que abastece toda a população da freguesia”.

O município conseguiu agora “desbloquear” o terreno necessário com o privado, explica, tendo a EPAL avançado “em tempo quase recorde para a instalação deste sistema”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29