Site Memória COVID – memórias dos portugueses sobre a pandemia

Regional 20 Jul. 2020

O Instituto de História Contemporânea apresentou o site Memória COVID que pretende guardar testemunhos dos portugueses sobre como se vive atualmente e quais os efeitos da pandemia.

O novo projeto do Instituto de História Contemporânea pretende construir um acervo de memórias dos portugueses sobre a época em que vivemos atualmente. O objetivo é documentar a pandemia em curso para memória futura e “constituir um arquivo online e, posteriormente, uma coleção de livre acesso que possa ajudar a refletir como a pandemia está a ser vivida em Portugal, nas suas várias dimensões, do espaço privado ao espaço público, da quarentena ao desconfinamento, da doença à cura”, sublinha o comunicado de imprensa.

É no site Memória COVID que todos podem partilhar as suas experiências e enviar fotografias, cartazes, sons, vídeos, histórias pessoais ou diários em relação à pandemia. Os mentores da iniciativa estão à procura de mudanças significativas no quotidiano ou atividades fora do habitual para construir um repositório mais rico.

O projeto está a ser coordenado pela historiadora da saúde Helena da Silva e conta com o apoio técnico do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC. O Memória COVID marca ainda presença no Facebook, onde serão divulgados resultados periodicamente.

O Instituto de História Contemporânea é um centro de investigação dedicado ao estudo, formação e divulgação da História Contemporânea, com particular atenção à realidade de Portugal e tem pólos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Évora.

Para consulta ao site clique aqui:

https://projetos.dhlab.fcsh.unl.pt/s/memoriacovid/page/projeto

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31