A notícia é avançada, hoje, pela SIC Notícias que dá conta de que, no caso concreto da Herdade da Capela, a alternativa tem sido um furo onde a água também já começa a escassear. Segundo o responsável da Herdade, toda a água que conseguem captar de poços armazenam, mas regista que o nível de reposição da água a posteriori "é muito baixo".
À seca somam-se, também, outros problemas para esta Herdade com o preço dos custos de produção a dispararem. "As rações para suplementar os animais mais novos, os bezerros, de janeiro para cá tiveram um aumento à volta de 30 a 40%", elenca.
Apesar do consumidor final reparar no aumento do custo da carne, o agricultor da Herdade da Capela garante que o custo de venda do produtor é de apenas 5 a 10% face ao ano anterior.