Vila Vicosa

"Só quem não conhece o protocolo apresentado pela CM de Vila Viçosa, pode falar no risco de secar o furo dos Bombeiros", diz António Jardim (c/som)

Regional 20 Nov. 2019

O MUC – Movimento Unidade Cidadãos Vila Viçosa, emitiu um comunicado onde aborda alguns dos temas que tem defendido no plano municipal de Vila Viçosa.

Nesse sentido a Rádio Campanário falou com António Jardim, vereador eleito pelo MUC, que nos explica que o comunicado “é um levantamento dos dois anos de mandato”.

Para António Jardim, o MUC “quer dizer que está presente para resolver os problemas de Vila Viçosa”, acrescentando que “estaremos sempre na vanguarda para defender os interesses dos munícipes de Vila Viçosa, seja em conjunto com a CDU ou com o PS”.

O vereador considera que o comunicado emitido pelo Partido Socialista “é um elogio ao executivo camarário”, justificando despois que “o PS diz que a Câmara não fez nada pela água, mas na realidade, fez tudo o que lá está reiterado”.

“A Câmara fez tudo e mais alguma coisa para resolver o problema da água em Vila Viçosa”
António Jardim 

A água continua a ser um dos temas mais fraturantes da atualidade calipolense, nesse sentido a RC questionou António Jardim, se existe um plano para a falta de água.

O vereador é taxativo, afirmando “claro que existe”, acrescentando que esse plano “motivou pedidos de empréstimo, a construção de um depósito a sul de Vila Viçosa, outro a norte, a construção de canalizações para que a água possa circular por todo o concelho, compraram-se bombas para retirar a água”.

António Jardim considera “caricato” o facto de o Partido Socialista de Vila Viçosa “votar contra todos estes empréstimos”.

Para o vereador “tem sido realizado um trabalho exaustivo”, admitindo a existência de “roturas que fazem com que se perca água no concelho”.

Sobre o número de roturas no concelho, António Jardim lembra que “o sistema de condutas do concelho tem cerca de 40 anos, é óbvio que precisa de ser restruturado”. Acrescentando que “quando as condutas não estão a funcionar numa altura de crise os efeitos acabam por ser maximizados”.

Questionado pela RC sobre qual a real causa da falta de água, António Jardim considera que “é um pouco de tudo junto”, em alusão ás roturas e aos níveis freáticos baixos, derivados da seca.

O vereador refere que “neste momento conseguimos reparar algumas roturas e as coisas estão mais ou menos equilibradas”.

Questionámos António Jardim sobre a possibilidade de os cortes de água voltarem num futuro próximo, ao que o vereador refere que “de acordo com o Sr. Presidente nunca tivemos cortes de água, havia falta de água derivada das roturas”.

O vereador explica que “tínhamos uma rotura grande que foi muito difícil de detetar (na rua do antigo hospital)”, apontando-a como principal causa das recentes faltas de água.

António Jardim considera que “necessitamos de ter mais depósitos para receber as águas que vêm do lado de Pardais, por forma a aumentar a nossa capacidade de armazenamento”.

A utilização do furo dos Bombeiros de Vila Viçosa “seria uma mais valia”, segundo António Jardim.

A RC questionou o vereador sobre a possibilidade de ‘secar’ o furo dos bombeiros, caso este fosse ligada na rede de abastecimento público, ao que António Jardim refere “esse problema só se põe para quem não conheceu o tipo de protocolo que foi rejeitado”.

O vereador explica que “a Câmara punha ao dispor dos bombeiros pelo menos dois furos, é verdade que a água desses furos não é potável, mas serve para apagar fogos”. António Jardim refere que “a vantagem do furo do quartel é a água ser potável e permitir o seu consumo pelas populações”.

“Nunca esteve em causa a falta de água para abastecer as viaturas da corporação”
António Jardim

O vereador lembra ainda que “a câmara sempre deu a água para encher os carros dos bombeiros, só desde que foram para o quartel novo é que tiveram furo próprio”.

“É uma pena que com falta de água não se abasteçam as viaturas em fontes ou furos não potáveis”.
António Jardim 


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31