19.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Temos em mãos o maior investimento de sempre no concelho de Montemor-o-Novo”, diz Olímpio Galvão (c/som)

A Ministra da Cultura Graça Fonseca esteve esta manhã em Montemor-o-Novo para presidir a cerimónia de Assinatura do auto de recepção provisória da Empreitada urgente de consolidação e reforço de Fundações e Estruturas do convento da Saudação, em Montemor-o-Novo.

O Projeto de reabilitação deste Convento divide-se em duas fases, a primeira agora concluída e a segunda, agora reformulada e que avança para a reabilitação global do edifício.

A cerimónia decorreu no salão nobre do Município de Montemor-o-Novo e, posteriormente, decorreu a visita ao Convento da Saudação, em que a Rádio Campanário marcou presença. 

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, começou por referir que esta foi uma estreia “muito importante” destacando que no primeiro mês da sua tomada de posse, “receber a Senhora Ministra da Cultura, que muito contribuiu para que o Convento da Saudação fosse salvo, estou muito feliz”.

O presidente confessou que “desde jovem montemorense, entrava por estas ruínas adentro e, nessa altura, não se pensava que pudéssemos salvar o convento.”

Após a derrocada de uma das abóbadas e devido à falta de condições de segurança, o Convento da Saudação, recebeu, num primeiro momento, uma intervenção de escoramento para garantir a segurança de todo o edificío. Segundo Olímpio Galvão, neste momento “ele está salvo,” e “está preparado para uma grande intervenção de fundo.”

Para a futura intervenção há uma preocupação que o presidente frisou, “estamos preocupados com os preços dos materiais que estão a disparar,” acrescentando que “a candidatura será entregue até final de fevereiro.”

“Estou certo que iremos ter os apoios necessários, para que a reutilização do Convento da Saudação fique em condições para fins culturais e históricos do património do município,” destacando que “temos um projeto grande em mãos, possivelmente, o maior investimento de sempre, com apoios de fundos, no concelho de Montemor-o-Novo,” remata o presidente.

O investimento para a consolidação e reforço de Fundações e Estruturas do convento da Saudação é “na ordem de um milhão e setecentos mil euros. O apoio estará garantido, também por parte da CCDR,” contudo “teremos que rever os custos.”

No primeiro concurso, lançado em junho de 2020, “chegou-se há conclusão que a maior parte dos empreiteiros, apresentavam preços bem diferentes do que aquele que foi lançado a concurso”, destacando que “era estranho aparecer apenas um concorrente, com um preço muito baixo, por isso resolvemos rever todo o procedimento.” Para além disso, “com o decorrer destas obras, descobriram coisas novas e novas necessidades para o projeto futuro.”

O valor da empreitada subiu de 4,1 para 5,5 e “não sabemos se com a revisão de preços, devido ao custo dos materiais, se não subirá eventualmente para mais de 6 milhões de euros.”

No que diz respeito à duração da obra, o concurso anterior tinha um prazo de execução de 730 dias, ou seja, estava prevista a sua conclusão em 2024. De acordo com o Presidente, este prazo não se vai manter, “com as descobertas que estamos a ter, de frescos e noutras intervenções, se calhar temos que apontar um prazo de cerca de 4 anos para a obra ficar concluída.”

Populares