GNR

Tenente-coronel portalegrense Mário Guedelha é o novo Comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR

Tenente-coronel portalegrense Mário Guedelha é o novo Comandante do Comando Territorial de Setúbal da GNR Foto: GNR
Regional 01 Jun. 2020

O Comando Territorial de Setúbal, realizou esta segunda-feira, 1 de junho, pelas 11h30, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Setúbal, Tenente-coronel Mário José Machado Guedelha, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel, e que teve lugar nas instalações do Comando da Unidade.

O tenente-coronel Mário Guedelha é natural de Portalegre e nasceu no dia 1 de fevereiro de 1970. É licenciado e mestre em Ciências Militares na especialidade de Segurança (GNR) pela Academia Militar e mestre em Direito e Segurança, pela Faculdade de Direito, da Universidade Nova de Lisboa, e em Política de Defesa e Segurança Internacional, pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia, da Universidade Complutense de Madrid. É ainda Doutorando em Teoria Jurídico-política e Relações Internacionais na Universidade de Évora, e em Direito e Segurança na NOVA School of Law, da Universidade Nova de Lisboa.

Ingressou em 1992 no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, de entre as quais se destacam as seguintes:

  • Comandante do Destacamento de Trânsito de Portalegre;
  • Comandante do Destacamento de Territorial de Portalegre;
  • Comandante de Pelotão Operacional do Batalhão Operacional;
  • Comandante de Batalhão de Instrução;
  • 2º Comandante do Centro de Formação de Portalegre;
  • Coordenador Sectorial de Informações Policiais e Cooperação Internacional durante o Euro 2004;
  • Oficial de ligação da Guarda na Direção Geral da Guardia Civil em Madrid, entre 2016 e 2018;
  • Coordenador da área de ensino específico da GNR no Instituto Universitário Militar;
  • Oficial de ligação à Guarda e docente.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e ostenta diversas condecorações, nacionais e estrangeiras. É casado e tem dois filhos.

O Comando Territorial de Setúbal é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito e integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e seis Destacamentos Territoriais, designadamente: Almada, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém e Setúbal, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 33.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31