Sines

Sines: Terminal Vasco da Gama "estará em funcionamento até final de 2022", adiantou Ministra do Mar

Publicado em Regional 13 agosto, 2019

O novo terminal de contentores do Porto de Sines poderá entrar em funcionamento até ao final de 2022, adiantou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em entrevista ao jornal ‘Observador’.

A governante abordou o tema do novo terminal de contentores do Porto de Sines, cujas bases da concessão já foram aprovadas em Conselho de Ministros, e adiantou que o processo de adjudicação poderá estar finalizado antes do término de 2020.

«Nós estamos interessados em ter uma expansão do sistema portuário português, nomeadamente em Sines, que é o nosso porto mais bem posicionado e preparado para ter aumentos de carga. A preparação do concurso foi muito no sentido de salvaguardar a concorrência. Isto é, lançámos um concurso público internacional – bem, ainda não está lançado, foi aprovado, autorizado – assim que for publicado, o decreto-lei será então lançado», comentou a Ministra do Mar, vincando a necessidade de manter Sines no topo da Europa em termos de carga contentorizada.

«Todas propostas serão avaliadas e comparadas com base em indicadores muito objectivos e quantificáveis. E que, portanto, põem os nossos concorrentes – e que desejamos que sejam vários, que sejam muitos – em igualdade de circunstâncias. Temos várias manifestações de interesse, de várias empresas, de vários países. E todas elas são bem-vindas», declarou, ao ser instada pelo entrevistador do ‘Observador’ a revelar quem está na frente pela corrida ao novo terminal de Sines: as empresas chinesas ou as rivais americanas.

«Assim que o concurso for lançado, vamos dar nove meses para a preparação das propostas. Já existe Avaliação de Impacto Ambiental – nunca lançaríamos um concurso antes de haver uma avaliação de impacto ambiental –  e existe uma declaração de impacto ambiental favorável da Agência Portuguesa do Ambiente. Estimamos que até ao final do próximo ano possa estar adjudicado. São processos longos, precisamente para garantir a imparcialidade, para garantir que está salvaguardado o interesse público. Nós queremos um bom investimento. O que quer dizer que é uma infra-estrutura que estará em funcionamento até ao final de 2022», revelou.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31