26.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Trabalhámos muitas noites e fins de semana para inaugurar hoje a Ermida de S. Miguel Arcanjo” diz Pres. Da Assoc. De Moradores da Horta do Picadeiro(c/som e fotos)

 

A Ermida de São Miguel Arcanjo, em Borba, reabriu hoje as suas portas depois de a Associação de Moradores da Horta do Picadeiro ter lançado mãos à obra para chegar a bom porto com este que era um desejo comum dos moradores.

A inauguração decorreu esta manhã antecedida pela realização da procissão com o pendão desde a Horta do picadeiro até à Ermida, seguida da realização do próprio ato de inauguração e a eucarístia.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Nuno Simões, Presidente da Associação de Moradores da Horta do Picadeiro, em Borba que começou por nos contar como surgiu esta ideia.

Nuno Simões adianta “desenvolvemos este projeto de recuperação da Ermida de S. Miguel de Arcanjo, o qual surgiu de uma brincadeira, à data, com o Padre Marcelino “ acrescentando “hoje estamos felicíssimos e é um momento de orgulho para todos nós.”

Esta Associação de moradores existe desde 2018, e tem desenvolvido algumas atividades, tendo abraçado este desafio de alma e coração.

Segundo nos refere o Presidente da Associação “organizámos umas festas para podermos angariar fundos para comprar materiais para a recuperação da Ermida” sublinhando que, posteriormente, surgiu a possibilidade de efetuar uma candidatura ao Portugal 2020 e para isso contámos com o apoio da Associação Montes Claros de Borba.

A intervenção nesta Ermida contou assim com fundos Comunitários, numa candidatura e cerca de 80 mil euros comparticipada em 80%. Segundo Nuno Simões , “os restantes 20% contámos com a ajuda do município de Borba,.”

Nuno Simões especificou ainda que esta candidatura de 80 mil euros se aplicava especificamente à recuperação estrutural da Ermida explicando “a obra em si já ultrapassou os 80 mil euros porque já estamos a recuperar o interior também.”

Questionado sobre a utilização futura da Ermida, Nuno Simões esclarece “existe um contrato de comodato com a Paróquia de Borba e com a Arquidiocese de Évora, vamos organizar eventos e a as festividades de São Miguel até 2039 mas tudo o que tenha a ver com as questões religiosas, temos que articular com a própria paróquia” acrescentando contudo “vamos tentar arranjar um programa que possa abrir as portas para que possa ser visitada.”

O auto de consignação desta obra foi assinado em 06 de abril de 2021 e a mesma ficou concluída, na sua parte estrutural, em setembro de 2021.No que diz respeito á parte interior da Ermida, Nuno Simões sublinha “ foi toda feita com a carolice dos moradores, trabalhámos aqui muitas noites, muitos fins de semana, para que hoje fosse possível estarmos aqui a inaugurar a Ermida.”

{gallery}Ermida Sao Miguel Borba Inauguracao{/gallery}

 

Populares