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Terça-feira, Abril 23, 2024

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Tradições Alentejanas brilham no centro de Évora em presépio simplesmente… encantador!(c/fotos)

Anualmente a igreja de S. Francisco em Évora realiza uma exposição temporária de uma das maiores coleções de presépios em Portugal. Porém, na edição deste ano há uma novidade: O “Presépio Évora”, da autoria do arquiteto António Bouça.

A igreja de S. Francisco preparou para este Natal duas grandes atracções: a apresentação do “Presépio Évora”, que encomendou ao arquitecto António Bouça, exposto na nave da igreja, e a exposição temporária “Presépios de Lisboa e Vale do Tejo”, com peças da Colecção Canha da Silva, para ver na galeria norte.

Presépio concebido segundo a ideia de recriar o nascimento de Jesus na cidade de Évora, na Praça de Giraldo, mais precisamente debaixo da arcada por onde se acede a uma livraria que, não por acaso, se chama Nazareth, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

A cidade está representada da forma o mais aproximada possível, pondo em evidência quatro valores culturais do Alentejo que foram classificados como Património Mundial: o Centro Histórico – que lhe serve de cenário; o Figurado de Barro de Estremoz – a dar vida e alma à cidade, o Cante Alentejano – no grupo coral situado no adro da igreja de Santo Antão; os Chocalhos de Alcáçovas – representados sob as arcadas.

Os principais espaços da “Acrópole” e da praça principal, interpondo-se-lhes a simulação do casario da malha urbana que as separa e articula através da actual Rua 5 de Outubro, são ladeados pela Igreja de São Francisco e, no painel lateral esquerdo, por um segmento intramuros do aqueduto da Água de Prata.
Se o céu estrelado permite identificar diversas constelações visíveis em Dezembro na cidade, a multiplicidade de figuras oferecem uma grande fusão entre o passado e o presente, numa cidade que fervilha de vida e rejubila com a Boa Nova.

O conjunto, projectado durante 4 meses, demorou mais de um ano a ser executado. Não é demais assinalar que compreende:
* 45 construções, 8 das quais correspondem a edifícios de maior complexidade e elevado nível de pormenorização, como as igrejas, o templo romano, o aqueduto ou a fonte;
* 564 peças em barro que compreendem 236 figuras humanas, 205 figuras de animais e 123 objectos diversos num sem número de especificidades e singularidades;
* sistema de iluminação cuja intensidade é regulável nos diferentes sectores, sendo constituída por leds individualizados ou em fita, quer no interior dos edifícios quer nos candeeiros.

Fotos: Sapo Viagens

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