06 Dez. 2020
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

"Trata-se de um programa escalonado em termos de rendimentos" diz diretora da Inatel de Évora em sessão na Santa Casa de Borba (c/fotos e som)

Regional 06 Fev. 2020

A Santa Casa da Misericórdia de Borba recebeu hoje, dia 6 de fevereiro, uma sessão de informação sobre o programa INATEL 55+ 2020, no pavilhão multiusos Caetano Gazimba da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba onde Leontina Bastos, diretora da Fundação Inatel de Évora e Carina, técnica superior da Santa Casa da Misericórdia de Borba  prestaram declarações aos microfones da rádio.

“trata-se de um programa escalonado em termos de rendimentos”

A diretora da Fundação Inatel de Évora conta que este evento é extremamente importante e decorre de uma parceria que já existia há 2 anos entre a Fundação Inatel, que tem como objetivo chegar a zonas do interior e mais afastadas da capital do distrito, e a Santa Casa da Misericórdia de Borba

O programa Inatel 55+ é um projeto destinado a pessoas com 55 anos de idade ou mais e tem uma "forte componente social" já que é indicado para pessoas que estejam numa situação de exclusão social ou com poucos rendimentos, sendo também, destinado para pessoas portadoras de deficiência ou de alguma limitação.

O projeto Inatel 55+ “trata-se de um programa escalonado em termos de rendimentos” em que as pessoas do 1º escalão têm hipótese de viajar de forma gratuita, apenas pagando uma caução de 30 euros que depois é devolvida no final da viagem”. Os preços das viagens vão aumentando de acordo com a subida de escalão, sendo estes, valores muito baixos que tornam possível proporcionar viagens a toda a população quando existem pessoas sem capacidade para fazer estas atividades sem apoio.

Leontina Bastos referiu as viagens atribuídas para a região do Alentejo no período de 29 de março a 29 de maio, correspondente à primeira fase do programa, estas são viagens a São Pedro do Sul, Arcos de Valdevez, Sagres, Luso e Serra da Estrela.

Para se participar neste projeto é necessário passar por um processo de candidatura, dia 10 até 14 de fevereiro iniciam as inscrições para o 1º e 2º escalões, onde quem tem rendimentos inferiores a 438 euros pertence ao 1º escalão e quem pertence ao 2º escalão tem entre 438 e 877 euros de rendimento e pagam 115 euros de viagem. As candidaturas para o 3º e 4º escalão abrem a partir de 17 de fevereiro, onde o 3º escalão corresponde a pessoas com rendimentos entre 877 e 1097 e pagam 184 euros de viagem. O 4º escalão diz respeito a quem possui rendimentos superiores a 1097 euros e por uma viagem de 6 dias paga 459 euros.

Leontina Bastos prevê uma adesão a este projeto igual ou superior ou aos dois anos anteriores, sendo em 2020 mais viagens incorporadas no programa e a fundação espera ocupar todas elas. Somando os últimos 2 anos cerca de 12600 pessoas participaram no projeto e este ano a expetativa fixa-se entre os 6/7 mil participantes segundo a diretora da Fundação Inatel de Évora.

“têm reformas de trabalho rural, mal pago, com descontos nem sempre efetivos”

Carina, técnica superior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, prestou declarações também aos microfones da rádio, onde revelou que é importante informar quem preenche os parâmetros para participar nesta iniciativa visto que, normalmente nesta zona as pessoas “têm reformas de trabalho rural, mal pago, com descontos nem sempre efetivos”, referindo também a importância destes idosos e pensionistas usufruírem de atividades como viagens enquanto estão numa fase ativa da vida.

A técnica superior da Santa Casa relembrou a aderência que este programa teve no ano de 2019, o segundo ano do projeto em Borba, em que existiu um aumento na participação, fruto também da promoção dada pela Santa Casa da Misericórdia de Borba à iniciativa, sendo que relativamente a 2020 é esperado um novo aumento no que diz respeito ao número de indivíduos inscritos no programa. Cerca de 30 a 40 pessoas estiveram presentes na ação de sensibilização do dia de hoje.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31