Troço de muralha em Évora intervencionada para prevenir alegada derrocada!

Regional Escrito por  05 Dez. 2022

O Troço da Muralha junto à Av. de Lisboa está a ser alvo de uma intervenção que tem em vista a correção de algumas anomalias detetadas na respetiva estrutura.

Todo o conjunto amuralhado da cidade e respetivo sistema defensivo tem, ao longo dos anos, sido alvo de diversos processos de monitorização do seu estado de conservação. Trata-se de um procedimento de rotina, normal e de caráter obrigatório para o conjunto do Centro Histórico, atendendo à sua inscrição na lista de bens Património Mundial pela UNESCO.  Este processo culminou em 2019, num programa de conservação e valorização da Muralha e Sistema Defensivo.

A operação que está presentemente a ocorrer junto à Av. de Lisboa enquadra-se no procedimento descrito. Neste caso foi considerada prioritária, dado tratar-se de uma fenda vertical existente que, apesar de bastante antiga, apresenta evidentes sinais de degradação. Esta poderia implicar algum risco de derrocada caso não se tivesse decidido realizar a intervenção que agora decorre.

Nesta fase estão a ser realizadas sondagens arqueológicas no interior para determinar a extensão (profundidade) da fenda e posterior apresentação de solução de consolidação. Esta intervenção está a ser acompanhada pela equipa de arqueologia e património e equipa de fiscalização e obras públicas do Município de Évora, bem como por técnicos de engenharia especializados, com acompanhamento pela Direção Regional de Cultura do Alentejo. Dada a necessidade de movimentação de terras a uma cota três metros superior, foi estabelecido um perímetro de segurança na zona envolvente.

Após esta fase de diagnóstico, será apresentada pelos técnicos uma proposta de intervenção que garanta a consolidação da estrutura, com vista à preservação deste Monumento.

Fonte Município de Evora

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28