20 Set. 2021
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Alentejo

Turismo Alentejano em destaque na imprensa internacional! Conheça as sugestões!

Regional 05 Ago. 2021

Desporto, praia, gastronomia e muitas memórias para guardar na maior e mais completa região de Portugal, o Alentejo.

É verão e tem que aproveitar ao máximo as suas férias. Uma boa opção para isso é visitar o Alentejo, que possui uma localização, clima e paisagem privilegiados. Esta região portuguesa, a maior do país, oferece um vasto leque de possibilidades para desfrutar no verão.

O Jornal El Periodico destaca o Alentejo numa das suas publicações e sugere dez planos para desfrutar no Alentejo:


1. Surfe as ondas do Alentejo
O Oceano Atlântico é famoso pelas suas ondas grandes, muito procuradas pelos surfistas, fazendo de Portugal o melhor destino de surf da Europa. A oeste do Alentejo, no distrito de Sétubal, fica a Comporta, que oferece magníficas praias pouco movimentadas para praticar este desporto e desfrutar da experiência de surfar nas ondas.

2. Caiaque e canoagem no Rio Mira
Navegue nas águas calmas da foz do rio Mira, cuja nascente se encontra na serra do Caldeirão, fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Uma atividade relaxante e divertida onde você poderá conhecer a flora e a fauna do meio ambiente.

3. Atividades em familia

Situada apenas a 2 quilómetros da vila de Moura encontramos a casa de férias BREAK, uma vivenda rodeada de oliveiras, perfeita para férias em família. Possui 4 quartos, 3 banheiros, cozinha e sala de jantar, sala de estar, sala de leitura, churrasqueira e piscina. Além disso, você pode realizar outras atividades como passeio de canoa ou barco, paddle surf, wakeboard, esqui aquático, observação do céu noturno ...

4. Não só o mar tem praia ...
Apesar de o Alentejo possuir extensas praias no seu litoral, possui também no seu interior algumas praias maravilhosas. Estamos a falar de praias fluviais, como as do Lago de Alqueva, o maior lago artificial da Europa Ocidental com mais de 1.200 km de costa e que em algumas zonas é a fronteira natural entre Espanha e Portugal. Outra fantástica praia fluvial é a Tapada Grande, localizada perto da cidade de Minas de São Domingos.

5. Glamping
Glamour e campismo no meio da natureza não estão em conflito e eles sabem disso muito bem nas Azenhas da Seda, um dos maiores projectos de glamping em Portugal. Desfrute do ambiente aquático da Ribeira da Seda, em Pavia (Évora) e do céu nocturno ouvindo as cascatas e dormindo numa cama de casal debaixo de uma grande tenda. Outra alternativa é o Gavião Nature Village, situado junto à praia fluvial de Alamal, que oferece 10 abrigos de cortiça ecológica, aproveitando assim os recursos da região e 13 tendas de glamping totalmente equipadas.

6. Dormir numa casa-barco
Se procura um alojamento original, na marina da Amieira encontrará fantásticas casas flutuantes. Equipado com o máximo conforto e com uma esplanada de 12 m2, perfeito para desfrutar da deriva no Lago Alqueva e maravilhar-se com a magia do ambiente natural alentejano.

7. Hotéis maravilhosos no continente
Ou se preferir um ambiente mais seco e rural, também pode desfrutar da sua estadia no Alentejo em locais maravilhosos como o Parque Natural de Noudar, Vila Galé Alter do Chão ou Xistos. Mas se você é mais do litoral, também pode se hospedar no Troia Design Hotel.

8. Prove os vinhos do Alentejo
Os terrenos alentejanos dedicados à vinha ultrapassam os 22.000 hectares e atingem cerca de 250 produtores, razão pela qual o enoturismo é considerado uma atividade emblemática da região. O Alentejo tem oito zonas de Denominação de Origem: Évora, Granja / Amareleja, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira e Moura, onde pode degustar uma grande variedade de vinhos brancos, tintos e rosés. Além disso, se gosta de uma prova, recomendamos que faça a reserva na Associação da Rota dos Vinhos do Alentejo.

9. Uma região para saborear
A gastronomia alentejana é muito diversa e variada e aposta nos produtos locais. Agora que é verão, quer sempre comer algo leve e fresco como a sopa de gaspacho à alentejana. É muito parecido com o prato que conhecemos, mas os legumes não são ralados, mas sim cortados em cubos. Um verdadeiro deleite para se refrescar.

10. Pôr do sol dourado inesquecível
Desfrute do pôr-do-sol e das maravilhosas falésias do Cabo Sardão, passeando pelos trilhos que fazem parte da Rota Vicentina. É um lugar cheio de uma energia especial que só a natureza pode nos oferecer.

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30